terça-feira, 1 de maio de 2012

Concha y Toro Gran Reserva Serie Riberas Cabernet Sauvignon 2007

Quem leu o primeiro post do blog dever recordar-se que o afloramento da minha paixão por vinhos deu-se após degustar vinho da vinícula chilena Concha y Toro, então nada mais justo que degustar um rótulo desta gigante chilena para comemorar esta data tão especial.

O vinho escolhido foi o Concha y Toro Gran Reserva Serie Riberas Cabernet Sauvignon 2007, ano este que produziu uma das melhores safras chilenas, então posso dizer que a escolha não poderia ter sido melhor e que finalizei os comemorativos do primeiro aniversário do blog com chave de ouro.

O contra rótulo traz o texto: “Da majestosa Cordilheira dos Andes – coluna vertebral da América do Sul – descem uma série de cordões transversais que, no Chile, abrem espaço às correntezas de água cristalina que escorrem pelas descidas irregulares e vales até chegar finalmente ao mar. Estes rios de grande longitude refrescam os diversos cultivos e vinhedos no seu cultivo. Os vinhedos de Cabernet Sauvignon, plantados na solada ladeira sul do rio Tinguiririca, entregam um vinho de grande equilíbrio, com aromas de groselha, ameixa e chocolate”.

Depois de escolher o rótulo ficou a tarefa de escolher um belo prato para harmonizar, visto que a grande maioria dos vinhos da Concha y Toro são muito gastronômicos e com certeza o vinho escolhido não foi uma excessão a esta regra.

Procura daqui, procura dalí e findei por incubir o Filé Mignon a la Provence a grande responsabilidade de harmonizar com o potente Cabernet Sauvignon escolhido. Um prato de preparo relativamente simples, mas muito saboroso.

O vinho é muito atrativo, sua garrafa e rótulo são belíssimos e aumentam o charme da bebida. Visualmente mostrou cor rubi com sinais de evolução, lágrimas abundantes finas e lentas. Seu bouquet mostrou-se muito intenso e rico, com notas de ameixa, chocolate amargo, especiarias (café), tostado e discretos aromas de pimentão e pimenta preta. Em boca repetiu, sobretudo, no início, o chocolate e amadeira e ao fim, um delicado toque de café. O rótulo mostrou-se simplesmente fantástico, com bom equilíbrio entre acidez, taninos e álcool, que em momento algum agrediu. Tem potência, mas também taninos muito elegantes, mostrando um bom equlíbrio. Seu final é persistente e como eu já citei é muito gastronômico. No meu entender está em seu ápice, mas ainda tem grande potencial de guarda, arriscaria mais 5 anos.

A harmonização ficou perfeita, a acidez do tomate, a pimenta (presente em todos os componentes do prato) e as ervas que temperaram a carne elevaram o prato o fez suportar bem a grande potência do vinho.

O Rótulo
Vinho: Concha y Toro Gran Reserva Serie Riberas
Tipo: Tinto
Castas: Cabernet Sauvignon (90%) e Carmenére (10%)
Safra: 2007
País: Chile
Região: Vale Colchágua
Produtor: Concha y Toro
Enólogo: Marcio Ranírez
Pontuações: 90 pts Guía Descorchados
Graduação: 14,5%
Onde comprar: RM Express
Preço médio: R$ 55,00
Temperatura de serviço: 16-18 graus


4 comentários:

  1. Olá Ewerton, como vai o amigo?
    Experimentei a safra 2010 ontem a noite. Legal ver que vc também experimentou a mesma linha a algum tempo.
    Também gostei do vinho e achei que tivemos impressões bem parecidas. Possivelmente a sua garrafa estava mais evoluída, com o vinho mais macio, creio. O 2010 ainda está um pouco rústico - quem tiver um, sugiro aguardar para abrir.
    Um forte abraço e um feliz 2013!
    Tiago Bulla
    universodosvinhos.com

    ResponderExcluir
  2. Olá Tiago,

    Tudo bem comigo e você, como vai?

    Para mim o vinho de 2007 estava muito equilibrado e um excelente custo x benefício para faixa de preço. Além a da sua garrafa safra ser um pouco recente a minha foi de uma das melhores safras do Chile se você encontrar um por aí vale a pena conferir.

    Saúde e bons vinhos!

    Abraço e um feliz 2013 para você também,

    Ewertom Cordeiro.

    ResponderExcluir
  3. Onde comprar Gran Reserva Concha Y Toro?

    ResponderExcluir
  4. Olá Abrahão,

    Em que cidade você mora? Aqui em recife ele pode ser encontrado na DLP.

    Saúde e bons vinhos.

    ResponderExcluir