terça-feira, 22 de maio de 2012

Beber vinho tinto melhora saúde intestinal

Uma pesquisa publicada no The American Journal of clinical Nutrition, vinho tinto faz bem para o intestino, porque assim o iogurte, é rico em probióticos, que regulam o funcionamento do sistema digestivo.

Os voluntários do estudo concordaram em ficar sem beber por um período de duas semanas, chamado de "washout" , em que não puderam beber nada. Em seguida, eles passaram por três fases, cada uma com duração de 20 dias.

Para a primeira fase, os participantes beberam cerca de um copo de vinho tinto por dia. Para o próximo, bebiam a mesma quantidade de vinho tinto, mas desta vez era sem álcool. Finalmente, eles passaram 20 dias bebendo até 100 mililitros de gin diariamente.

Os resultados mostraram que as bactérias presentes no intestino para se funcionamento mudaram nas diferentes fases do estudo: comparando a fase de 'washout' com a que os participantes beberam vinho, com ou sem álcool, ocorreu uma melhora na flora intestinal; além disso, o vinho reduziu a pressão sanguínea abaixando os níveis de triglicéres e do colesterol 'ruim'. Já o gin apresentou efeitos quase nulos.

Entretanto, eles avisam que não se deve beber mais do que uma média de um copo de vinho por dia, pois isso pode aumentar o nível de acido estomacal e causar refluxo.

Fonte: Revista Adega

Nenhum comentário:

Postar um comentário