domingo, 20 de maio de 2012

Benjamim Nieto Senetiner Chardonnay 2011

No último dia 6 eu e Fernanda fomo ao aconchegante La plage, um restaurante muito agradável, com um cardápio bem variado e pratos muitos saborosos.

Já a carta de vinhos não é das mais diversificadas, mostrando poucas opções de rótulos brancos, caso não esteja enganado apenas 4 ou 5, o que parece ser uma constante nos Restaurantes de Recife. Poderíamos dizer que é uma falha de quem prepara as cartas ou simplesmente que é uma questão comercial, ou seja, as pessoas consomem mais tintos e os estabelecimentos não querem se arriscar a perder rótulos, mas, independente da razão fica a crítica.

Continuemos a falar sobre o que de fato viemos falar: o vinho. O rótulo escolhido foi o Benjamim Nieto Senetiner Chardonnay 2011, um vinho produzido pelas Bodegas Nieto Senetiner, uma vinícola argentina fundada por imigrantes italianos em 1888 e passou pelas mãos de diversas famílias, até que em 1969 foi adquirida pela Família Nieto Senetiner, que ampliou as instalações e deu início a uma etapa de crescimento.

Os vinhos da linha Benjamim, ao que me parecem, são da linha de entrada da vinícula, onde aparece uma gama de vinhos varietais de características joviais. Já degustei e comentei sobre outro rótulo desta linha: relembre.

Tanto eu como Fernanda escolhemos crepes a base de camarão e com molhos a base de queijos como o Brie, que por sinal estavam divinos, daí a escolha de uma vinho com a Chardonnay, mas infelizmente terminou não dando certo, vejam abaixo o porquê.

O Benjamim Nieto Senetiner mostrou uma cor amarela muito clara, límpida e brilhante, mostrando muita jovialidade. No nariz mostrou aromas tímidos de frutas tropicais como maçã e maracujá. Em boca mostrou bastante frescor e uma boa acidez, mas sem aquele volume e potência, tão frequentes nos vinhos dessa varietal e também pecou na elegância, também comum a uva. Na harmonização deixou um pouco a desejar, ao que acredito, justamente por esta falta de potência e untuosidade.

O Rótulo

Vinho: Benjamim Nieto Senetiner
Tipo: Branco
Castas: Chardonnay
Safra: 2011
País: Argentina
Região: Luján de Cuyo (Mendoza)
Produtor: Bodegas Nieto Senetiner
Graduação:13,5
Onde Comprar: Pão de Açúcar
Preço: R$ 35,00 (no Restaurante La Plage)
Temperatura de Serviço: 10 graus

Nenhum comentário:

Postar um comentário