terça-feira, 1 de maio de 2012

Jean Bousquet Reserva Malbec 2009 #CBE

Chegamos a mais uma edição da #CBE, a quarta em que o Vinhos de Minha Vida tem o prazer de participar. Este mês o tema foi escolhido pela conterrânea Fabiana Gonçalves; sommelier e jornalista, e também autora do blog escrivinhos, que disparou: "Um vinho orgânico ou biodinâmico, de qualquer nacionalidade e faixa de preço". Um maravilhoso tema, mas que me acarretou problemas sérios aqui em Recife.

Estive em três diferentes e grandes distribuidoras/lojas especializadas e deparei-me com a pequena, ou melhor mínima oferta de vinhos que seguissem a linha orgânica ou biodinâmica. Em todas as lojas as minhas opções ficaram restritas aos vinhos com a uva Malbec da vinícola argentina Domaine Jean Bousquet e ao Blend Tarapacá +Plus. Terminei por optar pelo Jean Bousquet Reserva Malbec 2009, pois já havia degustado o Tarapacá +Plus e não queria repetir o vinho para a edição da #CBE. Fiquei realmente chateado por não ter tido outras opções, onde estivesse incluídos rótulos do velho mundo.

A Domaine Jean Bousquet foi fundada pelo francês Jean Bousquet quando ele veio da frança para a Argentina estando ele nos seus 49 anos de idade (1997), tendo como princípio produzir vinhos de alta qualidade. Valendo salientar que a vinícola produz os seus vinhos seguindo a filosofia dos vinhos orgânicos.

O principal objetivo de Jean Bousquet era combinar as técnicas de elaboração de vinhos europeias com o clima e terroir excepcionais da região de Mendonza. E parece que seus objetivos estão sendo atingidos, pois apesar da primeira colheita só ter acontecido em 2002, a vinícola já exporta para mais de 30 países e seus vinhos vem sendo aclamados pela imprensa especializada internacional.

O Jean Bousquet Reserva Malbec 2009 foi hamornizado com um bom churrasco de carnes vermelhas na companhia de Fernanda e do meu filho. O vinho mostrou cor rubi violácea brilhante e intensa, com lágrimas finas, transparentes e lentas. No nariz a presença das frutas vermelhas maduras é bem marcante no início, seguido de notas de café e pimenta preta seca. Em boca repetiu a fruta e mostrou a madeira, seus taninos apareceram redondos e bem integrados com o álcool. No final de boca a acidez predominou e incomodou um pouco, mas foi abrandada com a diminuição da temperatura de serviço do vinho e com o uso de um aerador. O vinho apresenta uma boa estrutura e um final de boca médio longo.

O Rótulo

Vinho: Jean Bousquet Gran Reserva
Tipo: Tinto
Castas: Malbec
Safra: 2009
País: Argentina
Região: Vale de Tunpugato (Mendoza)
Produtor: Domaine Jean Bousquet
Premiações: Medalha de Ouro no Mundus Vini International Wine Ward 2010, Medalha de Prata no Concurso Internacional de Vinhos Orgânicos - França...
Graduação: 14,5%
Onde comprar: RM Express
Preço médio: R$ 45,00
Temperatura de serviço: 16 graus

Nenhum comentário:

Postar um comentário