domingo, 13 de maio de 2012

Salton Classic Reserva Especial Merlot 2010

Nunca fui muito adepto dos vinhos nacionais, não sei se porque poucos foram os que me agradaram ou se porque os que me chamaram atenção custam mais que a minha realidade e meu senso de razão permitem-me pagar.

Alie-se a estes fatores a triste iniciativa dos grandes produtores brasileiros em solicitar ao governo que o brasileiro "proíba" o povo de degustar vinhos importados. "Proibir"? Sim, pois solicitar que a carga de imposto sobre o vinho importado suba para 55% é praticamente uma proibição... Um vinho que hoje é vendido a R$ 100,00 passaria a custar no mínimo R$ 155,00... No mínimo, porque ainda podemos colocar a margem de lucro das distribuidoras... Assustador!!! E isso em um país onde quase não se paga juros e impostos...

Diante de tantas coisas eu me sinto na obrigação a realizar um boicote aos vinhos nacionais, mas não posso me recusar a degustar se este rótulo foi um presente.

Não tem como ser imparcial ao degustar um vinho nacional em frente a tantas coisas. Começo então fazendo uma critica ao nome dado a linha do vinho: Salton Classic Reserva Especial Merlot 2010. A vinícola inicia com o nome Classic, que nos remota a clássico, ou poderíamos pensar em básico e em seguida mela dando o nome Reserva Especial, passando uma falsa ideia de que o vinho é algo mais que o básico.

O Salton Classic mostrou uma cor rubi violácea, de lágrimas raras transparentes e lentas. Seus aromas muito discretos de fruta. Em boca mostrou taninos quase imperceptíveis e uma acidez discreta. Retrogosto curto e um final rápido. Um vinho mais que simples.

Mesmo que a salvaguarda possa beneficiar os produtores, será que eles nos beneficiarão? Será que haverá melhora da qualidade dos vinhos?... Tem alguma coisa errada aí!!!


O Rótulo

Vinho: Salton Classic Reserva Especial
Tipo: Tinto
Castas:  Merlot
Safra: 2010
País: Brasil
Região: Bento Gonçalves
Produtor: Salton
Graduação: 12,5%
Onde Comprar: RM Expres, DLP
Preço médio: R$ 15,00
Temperatura de serviço: 16-18 graus

Nenhum comentário:

Postar um comentário