quarta-feira, 1 de abril de 2015

Domanine Gachot-Monot Bourgogne Branco 2011 #cbe

O melhor mês do ano iniciando e com ele vem o nosso post com o vinho para a Confraria Brasileira de Enoblogs - CBE, que este mês teve como tema: "Vamos de branco da Borgonha até 150 reais", escolhido pelo Silvestre Tavares do blog Vivendo a Vida.
 
Como usualmente não guardo vinhos brancos em casa saí a busca de um vinho dentro do tema e pra variar a tarefa não foi muito fácil, mas já na terceira loja encontrei o Domanine Gachot-Monot Bourgogne Branco 2011.
 
O rótulo é produzido pela Domaine Gachot-Monot, uma vinícola fundada em 1890 e está na família há 5 gerações. Atualmente, dois membros da família cultivam uma área total de 13,5 hectares, divididos em três municípios:
  • Corgoloin, onde se encontra a vinícola e as caves - Ali se cultivam 9 hectares, sendo 6 em “appellation” Village, e o restante em “appellation” regional Tinto ou Branco. Bourgogne, Aligoté e Crémant de Bourgogne. Uma nova area de 1,65 hectares em Côte  de Nuits Village entrou em produção 2011.
  • Comblancien, onde cultivam cerca de dois hectares em appellation Village e denominações regionais.
  • Nuits St-Georges, onde tem 0,6 hectare repartidos entre appelation Village e 1er Cru.
Visualmente o vinho mostrou cor amarelho claro com reflexos dourados e pouca formação de lágrimas. No nariz aromas aromas de pêsego, lichia, damasco e algumas notas minerais. Em boca um vinho leve e fresco, com final de boca de média intensidade.
 
Para harmonizar começamos com uma sopa de Camarão do Encanto Nordestino e fechamos com uma lagosta ao thermidor com arroz branco finalizado com manteiga de garrafa e amêndoa, preparado primorosamente por Fernanda. 


O Rótulo

Vinho: Domanine Gachot-Monot Bourgogne
Tipo: Branco
Castas: Chardonnay
Safra: 2011
País: França
Região: Borgonha
Produtor: Domanine Gachot-Monot
Graduação: 12,5%
Onde comprar em Recife: Casa dos Frios
Preço médio: R$ 80,00
Temperatura de serviço: 10°

Nenhum comentário:

Postar um comentário