segunda-feira, 27 de abril de 2015

China ultrapassa França em área dedicada a vinhedos

A China tornou-se o segundo maior país do mundo em extensão de vinhedos, perdendo apenas da Espanha e conquistando a vice-liderança que pertencia à França.
 
 
A Organização Internacional dos Vinhedos e do Vinho (IOVW, na sigla em inglês) informou que a China possui agora 799 mil hectares de terras destinadas à produção de vinho. A liderança pertence à Espanha, com 1,02 milhão de hectares.
 
Produção
 
Apesar do feito chinês, a França continua como o maior produtor mundial de vinho, produzindo anualmente 46,7 milhões de hectolitros (mhl).
 
A França também é o país que mais exporta vinho no mundo, com vendas externas totalizando mais de 7,7 bilhões de euros (R$ 24,3 bilhões) em 2014.
 
Os Estados Unidos permanecem como o maior consumidor de vinho, com 30,7 mhl ─ 13% de todo o vinho produzido mundialmente - consumidos no ano passado, seguido da França e Itália. O consumo global de vinho caiu 2,4 mhl em 2014, para 240 mhl.
 
A China é um dos países do mundo onde as áreas destinadas ao cultivo de uvas mais crescem. No ano passado, os vinhedos chineses correspondiam a 11% do território mundial destinado ao cultivo de uvas usadas na produção de vinho. Em 2000 essa proporção era de 4%.
 
Os maiores importadores mundiais de vinho são Alemanha, Reino Unido e os Estados Unidos. O comércio total global da bebida foi estimado em 26 bilhões de euros (R$ 82,2 bilhões) em 2014, acrescentou a IOVW.
 
Fonte: BBC Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário