terça-feira, 28 de abril de 2015

Provamos uma das 5075 garrafas da edição limitada do Espumante Salton Lucia Canei

Participamos hoje, há poucos minutos, de mais um WINEBAR trasmitido diretamente da bela Vinícola Salton, com os principais lançamentos do ano da empresa, com destaque especial para o Espumante Salton Lucia Canei.
 
Esposa de Antônio Domenico Salton, imigrante italiano e patriarca da família de empreendedores, Lucia Canei, à matriarca da família, ganha uma homenagem da vinícola: um espumante rosé Natural Brut, que leva seu nome. O produto foi elaborado a partir do método Champenoise, com uvas Pinot Noir e produção numerada e limitada, de 5.075 garrafas.
 
A poderosa embalagem, daquelas que seduzem e motivam para colecionar, remete à mulher doce, mas de pulso forte e grande sensibilidade, de influência decisiva para os Salton. “Nenhum negócio era fechado sem o aval da ‘nonna’. Por isso, aplicamos características de força no rótulo, representada pela flor do Cardo, de beleza e delicadeza singulares, porém protetora, em função de seus espinhos”, explica a gerente de projetos da vinícola, Daniela Salton.

Primeiro espumante da vinícola a não utilizar cápsula para o fechamento, o novo rosé é envasado em garrafa verde-escura, com design diferente, do tipo ‘sino’. As informações contidas no gargalo dão sofisticação à embalagem, que é clean, apenas com uma aplicação metálica na base, contendo o nome do produto e uma flor de cardo.

Mas, a beleza não fica só na garrafa e rótulo, ele também está presente na medalha presa pela gaiola, a qual apresenta as iniciais em baixo relevo da matriarca e na rolha, que possui uma espécie de rede no ápice e as iniciais do produto na base. A rede do topo deu uma ideia de continuidade a gaiola.

É uma das mais belas garrafas que passou pela taça do Vinhos de Minha Vida e vai para coleção junto com outras belas garrafas, algumas inclusive da própria Salton, como a das garrafas  do Salton Gerações Paulo Salton e Salton Gerações Antonio Domenico Salton.
 
Visualmente o vinho apresentou uma linda cor rosa salmão bem clara, com boa formação de espuma e perlage fina e abundante, gerando uma coroa de espuma branca e delicada. No nariz aromas delicados e intensos de frutas vermelhas, flores (cravo, flor de laranjeira e rosa), frutas secas, amêndoas e pão. Em boca mostrou-se leve, elegante, com boa cremosidade e excelente acidez, conferindo-lhe frescor. Final de boca de boa persistência no paladar com repetição da fruta e notas de mel e leveduras aparecendo no retrogosto.

Excelente trabalho da Salton neste espumante. Parabéns a toda a equipe envolvida neste projeto.
 
Por aqui eu e Fernanda abrimos a garrafa 127 e harmonizamos com fondue de camarão com molho de queijo e rosé e arriscamos também com fondue de chocolate com frutas (morango, uva e banana).


O Rótulo

Vinho: Salton Lucia Canei
Tipo: Espumante Rosé
Casta: Pinot Noir
Safra: Não Safrado
País: Brasil
Região: Vale do Rio das Antas, Serra Gaúcha
Produtor: Salton
Enólogo: Lucindo Copat
Graduação: 11,5%
Garrafa: 127 de 5075
Onde comprar: Salton
Preço médio: R$ 150,00
Temperatura de serviço: 6° - 8°


Notas:

1. O vinho foi gentilmente enviado pela Vinícola Salton para Degustação no Winebar.

2. Post produzido com impressões pessoais e informações da Vinícola Salton.

Nenhum comentário:

Postar um comentário