quarta-feira, 22 de abril de 2015

Para celebrar o Malbec World Day abri um típico exemplar mendoncino

O Malbec World Day é celebrado no dia 17 de abril e para comemorar a data abri um Malbec típico do terroir mendoncino: o Septima Malbec 2013.
 
As comemorações da data iniciaram-se em 2011 e deste então os festejos só têm aumentado, inclusive no Brasil. Este ano, por exemplo, inúmeras lojas e importadoras ofereceram promoções de rótulos com a casta, isto sem falar nas ações que ocorreram em algumas capitais do país.
 
O vinho que abri no dia 17 é produzido pela Bodega Septima, a qual faz parte do Grupo Codorníu. Em dezembro de 1999, o Grupo Codorníu materializou seu desejo histórico de estar presente na Argentina, comprando 306 hectares de vinhedos em Luján de Cuyo, província de Mendoza. Em julho de 2000 começa a construir a bodega Septima. Hoje em dia, Septima é uma bodega moderna e com vinhedos plantados aos pés dos Andes, a 1050 m de altura sobre o nível do mar. O nome Septima corresponde a diferentes e curiosos motivos: é a sétima bodega do grupo, é o número da sorte na cultura latina, tem fácil pronúncia e também é o sétimo dia da semana, dia do repouso e do descanso.
 
O Septima Malbec faz parte da gama clássica e tradicional da Bodega Septima, representada por varietais intensos, os quais seguem a filosofia de trabalho que a caracteriza: mínimo tratamento e interferências na vinificação e envelhecimento, com utilização moderada de madeira e respeito pelos aromas primários.
 
Visualmente mostrou cor rubi violácea e lágrimas vermelhas finas e rápidas. No nariz aromas de fruta preta madura, chocolate, baunilha e tostado; o álcool a 14% sobressaiu-se um pouco, mas sem incomodar. Em boca apresentou bom corpo, com taninos firmes mostrando adstringência no início e boa acidez. Final de boca de média intensidade com notas de café e tostado aparecendo no retrogosto.
 
Um típico exemplar malbec de Mendoza, ideal para acompanhar embutidos, queijos duros e um boa e suculenta carne.

O Rótulo

Vinho: Septima
Tipo: Tinto
Castas: Malbec
Safra: 2013
País: Argentina
Região: Mendoza
Produtor: Bodega Septima
Enólogos: Paula Borgo e Mercedes Willink
Graduação: 14%
Onde comprar em Recife: Pão de Açúcar
Preço médio: R$ 43,00 (31,00 na promoção)
Temperatura de serviço: 16°

Nenhum comentário:

Postar um comentário