segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Quinta do Valdoeiro D.O.C. 2010

Os vinhos portugueses figuram entre os meus preferidos, não porque possuem uma característica única e sim exatamente pelo motivo oposto, pois a diversidade de castas e diferente influências climáticas fazem de Portugal um país com vinhos que apresentam as mais distintas características, desde o jovem e fresco, passando pelo elegante e rústico e chegando aos de alta carga tânica e acidez, com consequente potencial de envelhecimento.

Quando pensamos em vinhos com potencial de envelhecimento logo relacionamos aos produzidos com a casta Baga, uva portuguesa que produz caldos com alta acidez e taninos potentes e que figura como a principal uva do vinho Quinta do Valdoeiro D.O.C. 2010.

O vinho é produzido pela Caves Messias fundada em 1926, por Messias Baptista, que se manteve a administração da empresa até 1973. A Administradão das Caves Messias é ainda nos dias de hoje, assegurada pelos descendentes da família Messias.
 
Desde a fundação Messias tem produzido e comercializado vinhos das principais regiões demarcadas: Dão, Bairrada, Douro, Vinho Verde, Beiras e Vinho do Porto. A sede da Messias está situada na Mealhada, pequena cidade da região da Bairrada, onde a empresa possui mais de 6.000 metros quadrados de instalações e aproximadamente 160 hectares de vinha, sendo 70 hectares destinados à produção dos prestigiados vinhos da Quinta do Valdoeiro.

Nas suas vinhas Messias testou castas portuguesas e baseando-se em novas tecnologias de vinificação, selecionou as que produzem vinhos personalizados de alta qualidade. Devido a um bom planeamento de produção e estratégia de marketing, Messias é um dos poucos grupos, que dispõe duma gama completa de produtos vínicos das melhores regiões portuguesas e das suas próprias Quintas. Os mais exigentes mercados estrangeiros já reconheceram a qualidade dos produtos Messias, já que 65% da sua produção é exportada para os cinco continentes.

Visualmente apresentou cor rubi escura, intensa e brilhante, com halo violáceo e lágrimas finas, abundantes e rápidas. No nariz  intenso e rico em fruta vermelha, chocolate, tabaco e leve balsâmico, tudo bem integrado a madeira. Em boca mostrou-se encorpado com  taninos firmes e excelente acidez. Bom corpo e estrutura de boca, vigoroso  e com alguns bons anos pela frente. Final de boca longo com a o balsâmico e as notas de madeira aparecendo no retrogosto.

O Rótulo

Vinho: Quinta do Valdoeiro D.O.C.
Tipo: Tinto
Castas: Baga e Touriga Nacional
Safra: 2010
País: Portugal
Região: Bairrada
Produtor: Caves Messias
Graduação: 14%
Onde comprar: Wine Store
Preço médio: R$ 60,00
Temperatura de serviço: 18º

Nota:

Este vinho foi degustado durante a formação Academia de Vinhos de Portugal - Nível II, ministrada pelo renomado Jornalista e Crítico de Vinhos português Rui Falcão, realizada no Hotel Atlante Plaza no dia 28 de agosto de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário