quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Les Amis Bourgogne Pinot Noir 2011 #winebar #expand

Dando continuidado aos vinhos da Les Amis degustados no último WINEBAR chegou a hora de falar do exemplar proveniente de uma das mais aclamadas regiões vitivinícolas do mundo: Borgonha, famosa pelos inúmeros rótulos, dentre eles os produzidos com a casta Pinot Noir.
 
A Borgonha está dividida em 5 sub-regiões: Beaujolais, Chablis, Côte Chalonnaise, Côte d`Or e Le Mâconnais. Ao contrário de Bordeaux, onde os Crus Classés são produzidos em uma única propriedade (Château), na Bourgogne há, na maioria das vezes, vários produtores de um mesmo Cru. Nesse caso, uma AOC ocupa um território delimitado, por vezes bem pequeno, e ali se encontram diversos proprietários, alguns com apenas duas fileiras de videiras.
 
A classificação dos vinhos da Bourgogne contempla principalmente o terroir, o terreno onde estão os vinhedos e como há vários produtores - bons, médios e ruins - em quase todas as comunas que originam vinhos AOC, não basta apenas conhecer a AOC, mas também o produtor. Os tintos borgonheses primam pela finesse, delicadeza e complexidade. Têm cor leve, aromas sutis e complexos e estrutura delicada na boca 
 
O Les Amis Bourgogne Pinot Noir 2011 é produzido com uvas provenientes das regiões de Côte d`Or (Côte de Beaune e Côte de Nuits) e Côte Chalonnaise e reflete toda a delicadeza e elegância do seu terroir. A colheita é feita manualmente, sendo cuidadosamente selecionadas e desengaçadas antes do processo de vinificação. A fermentação do vinho é em tanques de aço inox em temperaturas controladas.
 
Visualmente o vinho apresentou uma cor rubi clara, com alguma transparência e lágrimas finas, translúcidas e rápidas. No nariz aromas sutis, porém de grande complexidade, com a fruta vermelha (morango e cereja) aparecendo em primeiro plano juntamente com notas florais e seguidos de aromas de especiarias e já com uma maiora oxigenação apareceram aromas que remotam a terra. Em boca o vinho mostrou-se melhor que no nariz: corpo médio, taninos sutís, sedosos e elegantes, boa acidez e álcool na medida certa. Vinho leve, delicado, fácil de beber e com um final de boca de média intensidade.

O Les Amis Bourgogne foi degustado na companhia de Fernanda, minha mãe e os amigos Juberlan e Rejane. Para harmonizar Fernanda nos preparou codornas recheadas sobre cama de purê de macaxeira, um belo prato que elevou o vinho.



O Rótulo

Vinho: Les Amis Bourgogne
Tipo: Tinto
Castas: Pinot Noir
Safra: 2011
País: França
Região: Borgonha
Produtor: Les Amis
Graduação: 12,5%
Onde comprar: Expand
Preço médio: R$ 125,00
Temperatura de serviço: 18º



Nota:

Este vinho foi gentilmente enviado pela Expand para degustação no WINEBAR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário