sábado, 12 de julho de 2014

Portas da Herdade Tinto 2012

Há pouco mais de um mês degustei com Fernanda o Portas da Herdade tinto, um vinho português simples, porém correto e equilibrado. Na realidade o rótulo faz parte daqueles vinhos que você compra sem esperar muita coisa e termina tendo uma surpresa, pois por R$ 23,00 não se imagina encontrar um vinho tão harmonioso como foi o caso deste.
 
O vinho é produzido pela Herdade da Farizoa, que está localizada na freguesia da Terrugem, concelho de Elvas e encontra-se integrada na sub-região de Borba, uma das três que constituem a Região Demarcada do Alentejo.
 
Na Herdade da Farizoa são encontradas algumas das castas mais representativas da região do Alentejo: Aragonez que é uma variedade de grande qualidade, rica em taninos e que produz vinhos frutados (cereja, e amoras), carregados de cor e aromáticos e Trincadeira que é uma das varietais mais antigas e utilizadas no Alentejo, cujas condições áridas permitem produzir tintos poderosos e ricos, com fruta vermelha e notas florais e de ervas verdes.
 
Visualmente mostrou cor rubi intensa e brilhante, com lágrimas finas e rápidas. No nariz aromas predomina a fruta fresca, leve toque de ervas aromáticas e de especiarias. Em boca mostrou corpo médio, com taninos macios e em bom equilíbrio com a acidez e o álcool. Repetição das notas olfativas e final de boca de média intensidade.
 
Vinho jovem e muito honesto, com um excelente custo versus benefício.
 
O Rótulo

Vinho: Portas da Herdade
Tipo: Tinto
Castas: Aragonez, Trincadeira e Alicante
Safra: 2012
País: Portugal
Região: Alentejo
Produtor: Companhia das Quintas S.A (Herdade da Farizoa)
Graduação: 14%
Onde comprar: Wine
Preço: R$ 23,00
Temperatura de serviço: 16º

Nenhum comentário:

Postar um comentário