quinta-feira, 31 de julho de 2014

Champagne Veuve Cliecquot Yellow Label Brut

“Bebo champanhe quando estou alegre e quando estou triste. Algumas vezes, bebo quando estou sozinha. Se estou acompanhada, considero-o obrigatório. Bebo uns golinhos quando estou com fome. Fora isso, não toco nele — a não ser, é claro, que esteja com sede”.
 
Lilly Bollinger

Quisera esta frase ser  uma realidade para nós meros mortais, infelizmente não é, por uma simples razão: o preço de uma garrafa deste célebre líquido. Mas, nos momentos que estamos alegres, na companhia da pessoa amada e que escolhemos passar o resto de nossa vida o champagne é obrigatório e pensar em cifras é terminantemente proibido.
 
Abri uma garrafa do Champagne Veuve Cliecquot Yellow Label Brut para celebrar o dia em que eu e Fernanda passamos a ser um só, que firmamos um pacto para o resto de nossas vidas, que nada mais foi que o dia mais especial de nossas vidas.
 
A Veuve Cliecquot é umas das mais antigas e famosas casas de champagne, suas garrafas são facilmente distinguidas pelo seu rótulo laranja. Fundada em 1772 por Philippe Clicquot-Muiron, Veuve Clicquot desempenhou um importante papel no estabelecimento da champagne como bebida escolhida pela nobreza e pela rica burguesia europeia. Situada em Reims, Veuve Clicquot faz parte do grupo Louis Vuitton Moët Hennessy de artigos de luxo desde 1987.
 
Apesar de fundada por Philippe Clicquot-Muiron, foi a Nicole-Barbe Ponsardin, esposa do seu filho: François Clicquot, que levou a empresa ao patamar dos dias de hoje. Pois a morte de seu marido em 1805, deixou-a viúva (veuve em francês) e no controle da companhia. Até aquele momento, a companhia dividia suas atividades entre a produção de champanhe, serviços bancários e comercialização de lã. Sob comando de Madame Clicquot, a companhia concentrou seu foco inteiramente na produção de champagne
 
Durante as Guerras Napoleônicas, foi bem sucedida exportando sua champagne e estabelecendo-a nas cortes reais. Na corte imperial brasileira, remessas desta champagne foram enviadas por encomenda ao imperador Pedro II.

O Champagne Veuve Cliecquot Yellow Label Brut é fruto do assemblage de 50 a 60 diferentes vinhos, coposto por 50-55% de pinot noir, 15-20% de pinot meunier e 28-33% de chardonnay. A perenidade do estilo da Maison são garantidos pela utilização de vinhos reserva na proporção de 25-40%.
 
E a análise do champagne resume-se a: que cada uma das pequenas borbulhas que percorriam o belo líquido transformem-se em sorrisos, alegrias, força para suportar os momentos difíceis e multiplique-se em amor até que a morte nos separe.

O Rótulo

Vinho: Veuve Cliecquot Yellow Label Brut
Tipo: Champagne, Espumante
Castas: Pinot Noir (50%), Chardonnay (30%) e Pinot Meunier (20%)
Safra: Não safrado
País: França
Região: Champagne
Produtor: Veuve Cliecquot
Enólogo: Jacques Péters
Graduação: 12%
Onde comprar em Recife: RM Express
Preço: R$ 210,00
Temperatura de serviço: 8º
Pontuações: 92pts WS (2012)

Nenhum comentário:

Postar um comentário