quinta-feira, 24 de julho de 2014

Os encantos da Serra Gaúcha

Hoje inicio uma nova etapa no Vinhos de Minha Vida: Fernanda, que já me apoiava muito e escrevia a Coluna Casal Perfeito, passa a ser co-autora e escreverá também nas outras seções do blog.

E como marco inicial dessa nova fase passaremos a publicar aqui uma nova coluna: Mochila nas costas - partiu, que pode ser facilmente encontrada dentro do seção Especiais na coluna a direita do blog. Então, se você é um apaixonado por viagens não pode deixar de passar por lá  e conferir todas as nossas dicas.
 
Arrume a mochila e parta conosco nessa viagem! Iniciaremos com as incríveis Gramado e Canela, duas belas e simpáticas cidades encrustadas na encantadora Serra Gaúcha.
 
As duas cidades estão separadas por cerca de 7 quilômetros, mas esta é uma divisão praticamente imaginária tamanha é a simbiose entre os municípios. Elas ficam a cerca de 110 quilômetros da capital Gaúcha e partindo de lá as opções são inúmeras: ônibus (saem direto do aeroporto), transfers (através de agências de viagens, mas atenção, pois eles devem ser contratados com 72 horas de antecedência) e aluguel de veículo.
 
Deleite-se com as encantadoras paisagens de Canela
 
Canela é marcada pela tranquilidade e muitas opções de lazer e descanso. Belos parques com inúmeros atrativos turísticos, que usam como cenário belezas naturais, matas nativas, ar puro, o cantar dos pássaros e belas estruturas construídas para bem receber, proporcionando momentos de paz, diversão e lazer.
 
Passear pela cidade e observar a arquitetura e as lojas é um bom início, lá no centro da cidade você encontra a Catedral de Pedra, uma igreja com belíssima arquitetura, no estilo gótico inglês, que vale o registro.
 
Depois a dica é seguir rumo aos parques, que não são poucos e um melhor que outro. Seguindo a rota o primeiro é o Terra Mágica Florybal, para aqueles que estão com crianças ou aqueles adultos fissurados em dinossauros.
 
Mais adiante começam os mais belos parques para quem quer realizar trilhas, escaladas, um passeio de tirolesa ou simplesmente contemplar a paisagem e realizar um piquenique romântico, destacando-se o Parque do Caracol, Bondinho Aéreos e Parque da Ferradura.
 
No Parque do Caracol você pode descer um escadaria com 730 degraus até bem próximo do fim da queda d'água da Cascata do Caracol, mas atenção: se tem asma, problemas cardíacos e outros a aventura não é recomendada. Não esqueça de levar uma garrafa de água e hidratar-se ao longo de toda descida e subida.

O passeio nos Bondinho Aéreos é obrigatório até para os que têm medo de altura como eu, pois a vista da Castata do Caracol e de toda serras repletas de vegetação é simplesmente deslumbrante. Durante o passeio ainda é possível descer e fazer os mais belos registros fotográficos a partir de um mirante. Os bondinhos foram recentemente reformados e estão belíssimos e passam bastante segurança.
 
Na sequência outra parada obrigatória é o Parque da Ferradura, lá você encontra o mirante que dá vista para a famosa ferradura que dá nome ao parque e pode também descer uma das trilhas que levam até a Cascata Arroio do Caçador. O parque não abre nas segundas!
 
Depois das aventuras e passeios nos parques é hora de voltar, mas as diversões e atrações ainda não acabaram. A primeira parada é o Mundo Gelado, um parque temático que remete a uma pequena caverna onde a temperatura chega a vinte graus negativos. Lá dentro, esculturas em gelo "confeccionadas" pelo mascote do parque (Floc, um misto de castor e esquilo) reproduzem miniaturas de cartões-postais mundiais como Cristo Redentor e Torre Eiffel, além de bar, mesa, bancos e cama, tudo gelado.

E finalizando, já mais próximo ao centro de Canela, outra bela opção para contemplação é o Parque Laje de Pedra, onde se passeia-se por ruas arborizadas e belos jardins, Este caminho conduz o visitante a contemplar o Vale do Quilombo, uma das mais belas paisagens da região. De seu mirante, observa-se um horizonte de montanhas e vales. E pra melhorar você pode se hospedar no Hotel Laje da Pedra, um Resort simplesmente magnífico, encrustado bem no coração do parque.


Hospedando-se no Laje de Pedra você terá uma vista destas
durante os fartos cafés da manhã.
Gramado: muito mais que chocolates

Na cidade de Gramado os atrativos são tantos que fica até difícil escolher por onde começar. Vale iniciar o registro pelo fato do município estar muito bem  preparado para receber o turista, na realidade eles respiram isso e aí mora o segredo de todas as cidades que primam por atender bem.

Até dirigir e caminhar por Gramado é maravilhoso, não se escutam buzinas, não se vê discussões no trânsito, o respeito as prioridades e aos pedestre é algo incrível, tanto que não há sinais de trânsito por lá.

No principal destino turístico do Rio Grande do Sul e Serra Gaúcha você faz um passeio apaixonante onde os destaques são: gastronomia, chocolates, parques verdes, parques temáticos, moda e vinhos, com destaque para Boutique Luiz Argenta.

As opções de restaurantes são tantas que para não repetir nenhum eu acho que você deveria passar uns 6 meses comendo em um diferente por dia. Os cafés coloniais estão por todos os cantos da cidade é só escolher o um e mandar ver nas mais de 80 opções comida. Também são uma febre as sequências de fondue e os grelhados na pedra, mas também podem ser encontradas churrascarias, culinária italiana e até os fastfoods mais tradicionais. Seriamos injustos se não recomendássemos dois belos restaurantes que visitamos: El Fuego e Caracol Gourmet, o segundo na famosa Rua Coberta, encrustada bem no centro de Gramado e em frente ao Festival de Cinema.
 
As lojas de chocolate também se espalham por quase todas as ruas da cidade, entrar em cada uma delas é obrigatório para os chocolotras. Pra nós o destaque vai para a Caracol Chocolate, onde além da loja eles possuem uma espécie de museu que conta a história do chocolate e também pode-se observar a fabricação de algumas peças de doce mais querido do mundo.
 
Os parque também não são poucos e cada um deles merece ser visitado e apreciado, então anote aí:
 
  • Lago Negro - o nome do lago de águas verde-escuras se refere às árvores plantadas a sua volta, trazidas da região da Floresta Negra, na Alemanha. Ao redor, uma pista de cooper sombreada por pinheiros convida à corrida, caminhada ou pedalada. Não deixe de fazer o passeio de pedalinho.
  • Lago Joaquina Rita Bier - amplo espaço com área verde, perfeito para caminhadas e exercícios físicos e para "lagartear" ao sol com a família. Com uma pequena ilha em seu interior, o lago, durante a época do Natal Luz, serve de cenário para a realização do espetáculo Nativitaten.
  • Le Jardin - o primeiro parque de lavanda do país reúne 10 mil pés da planta em um lindo jardim que contorna toda a propriedade. O espaço ainda conta com árvores frutíferas e, no mês de novembro, oferece uma atração a mais: as lavandas floridas, formando um cenário digno das plantações de Provence, no sul da França.
  • Parque Knorr - Os jardins do Parque Knorr, um bosque repleto de trilhas, abrigam a casa do Papai Noel e sua fábrica de brinquedos. Por lá estão também a Árvore dos Desejos - onde a garotada deixa seus pedido. Além de um mirante que descortina vista panorâmica do Vale do Quilombo.
 
Outros locais que você não deve deixar de conhecer são: Mini Mundo, Mundo a Vapor, Dreamland (Museu de Cera), Museu da Moda, Salão Super Carros, Hollywood Drems Car, Harley Motor Show, Gramado Zoo e Snowland, para estes dois últimos reserve pelo menos 3 horas para cada um.


Fernanda pousando de mulher aranha no Dreamland.
A cidade ainda possui inúmeros outros encantos e pontos turísticos como: os pórticos, fábrica de cristais, as praças Major Nicoletti e das Comunicações e a Igreja Matriz de São Pedro, uma das construções mais bonitas e centrais da cidade, a igreja tem fachada formada por mais de 70 mil pedras basalto. No interior, o estilo romano divide a atenção com os vitrais artísticos projetados pelo pintor alemão Max Dommeyer. No entorno, o Largo da Igreja reúne esculturas de apóstolos, fontes, um relógio com termômetro e belo paisagismo.
 
Vale também dar uma esticada até Carlos Barbosa visitar a loja de fábrica da Tramontina e fazer o Tour da Uva e do Vinho na Maria Fumaça, que inicia por lá, parando em Garibaldi e terminando em Bento Gonçalves. De lá o passeio continua para as vinícolas, onde geralmente estão inclusas uma ou duas.
 
 
Para quem não conhece creio que tenhamos dado inúmeras razões para conhecer e para os que já visitaram colocamos o desejo de voltar. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário