sexta-feira, 18 de abril de 2014

Sottano Reserva Malbec 2011 #malbecworldday

17 de abril é o dia mundial da Malbec, data criada pela Wines of Argentina - WofA para celebrar a casta tinta ícone do país e por aqui não poderia deixar essa data passar em branco, então resolvi celebrá-la em duas oportunidades diferentes: na primeira com um vinhos com um Malbec da região de origem: Cahors, França: relembre e, na véspera da data com um exemplar argentino: Sottano Reserva.
 
O rótulo é produzido pela Bodega Sottano na região de Luján de Cuyo. A vinícola foi fundada por Don Fioravante Sottano em 1890. A produção de vinhos é limitada e focada em exemplares de alta qualidade e pude comprovar isso com o vinho na taça.
 
Para a produção deste vinho as uvas foram colhidas à mão na primeira quinzena de abril, cortadas uma a uma e depositadas em caixas de 12 quilos. Em seguida passaram duas vezes por uma rigorosa seleção, restando apenas uvas em excelente estado, o que demonstra um trabalho detalhado de elaboração, eliminando assim todos os riscos de um sabor indesejável,para se chegar a um grande vinho.
 
Com o fim do processo de vinificação o líquido passou por 12 meses de envelhecimento em barricas de carvalho, sendo 70% em carvalho francês e o restante em barricas de carvalho americano.
 
Na taça apresentou cor rubi intensa, quase negra, com reflexos violeta e lágrimas grossas e lentas. No nariz intenso, mostrando fruta madura, pimenta seca (preta e vermelha), violeta e elegante tostado. Em boca encorpado e estruturado. Repetiu as notas olfativas e mostrou taninos maduros, excelente acidez e em bom equilíbrio com os incríveis 14,9% de álcool, que não incomodaram em nenhum momento. Final de boca longo com fruta em compota, chocolate e tostado aparecendo no retrogosto.
 
Vinhaço: potente e gastronômico são duas palavras que o definem bem. Com excelente custo benefício aqui em Recife, pois vi em três lojas virtuais pelo dobro do preço.

Harmonizamos com polpetone e arroz selvagem com amêndoas preparado por Fernanda e ficou bem interessante.
 
O Rótulo
 
Vinho: Sottano Reserva
Tipo: Tinto
Castas: Malbec
Safra: 2011
País: Argentina
Região: Luján de Cuyo, Mendoza
Produtor: Bodega Sottano
Enólogo: Luiz Berraud
Graduação: 14,9%
Onde comprar em Recife: DLP
Preço médio: R$ 56,00
Temperatura de serviço: 18°

Nenhum comentário:

Postar um comentário