terça-feira, 1 de abril de 2014

Para harmonizar na Páscoa

Com a aproximação da Páscoa, começam a sair das cozinhas algumas receitas especiais para tornar a data mais harmoniosa. A data traz consigo algumas tradições, especialmente quando se fala em gastronomia. No que se refere à mesa, uma das dicas mais clássicas do período consiste em associar o bacalhau ao vinho verde.
 
Há razões para isso: os dias ainda estão quentes e os almoços de sexta-feira Santa e do domingo de Páscoa pedem vinhos leves, servidos a baixas temperaturas e com boa acidez, para equilibrar as quantidades exageradas de azeite que se rega o pescado mais tradicional da ocasião.
 
Por isso, a aposta para a Páscoa está nos Vinhos Verdes e há várias boas opções no mercado, uma delas o Casal Garcia, também posso citar o Quinta da Avelada, do mesmo produtor, ambos com uma excelente relação qualidade x preço. Porém também pode-se apostar em outros vinhos brancos (como Chardonnay, Sauvignon Blanc e Pinot Gris), mas fique atento com o modo de preparo dos alimentos, para que a harmonização não seja prejudicada.
 
Tradicionais na Páscoa, os Vinhos Verdes são leves e fáceis de beber. São produzidos exclusivamente no noroeste de Portugal, conhecido pela produção de excelentes vinhos brancos, e possuem baixo teor alcoólico (consequentemente, menos calorias) e vai muito bem com uma imensa variedade de pratos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário