segunda-feira, 7 de abril de 2014

Esse tem Talento #winebar #salton

Chegamos ao último rótulo degustado no WINEBAR do dia 25 de março, a estrela da noite: Salton Talento, que comemora em 2014 ao anos de seu lançamento.
 
O vinho é elaborado com uvas de nossos melhores vinhedos das duas regiões do Rio Grande do Sul. Após a seleção dos cachos e dos grãos, eles são macerados a temperatura de 12°C por 5 dias. A fermentação e a maceração são realizadas por um tempo que pode chegar até 20 dias. Terminado este tempo é realizado o corte e posteriormente é conduzido a barricas de carvalho francês novo de 225 litros para o amadurecimento em caves por 12 meses. O vinho é retirado das barricas e permanece por mais 12 meses na garrafa para adquirir maior complexidade e harmonia.
 
Visualmente mostrou cor rubi violácea e lágrimas grossas e denssas, daquelas que sujam as paredes da taça. No nariz aromas de fruta vermelha em compota, violeta, chocolate, cacau, tabaco, balsâmico e elegante tostado. Em boca repetiu as notas olfativas e mostrou bom corpo. Taninos redondos, boa acidez e álcool na medida certa. Final de boca longo com um retrogosto rico em sabores.
 
Assim como no Salton Intenso harmonizamos com uma maminha na cerveja. Pra mim o melhor rótulo da noite e um dos melhores rótulos nacionais na faixa de preço.
 
O Rótulo
 
Vinho: Salton Talento
Tipo: Tinta
Castas: Cabernet Sauvignon (60%), Merlot (30%) e Tannat (10%)
Safra: 2009
País: Brasil
Região: Bento Gonçalves
Produtor: Salton
Enólogo: Lucindo Copat
Graduação: 13,5%
Onde comprar: Loja Salton
Preço médio: R$ 60,00
Temperatura de serviço: 16º
 
Nota 1:

O vinho foi gentilmente enviado pela Salton para degustação no WINEBAR especial em comemoração do décimo aniversário do Salton Talento.


Nota 2: Agradeço ao Alexandre Frias e ao Daniel Perches mais este convite. Saúde e bons vinhos sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário