domingo, 28 de julho de 2013

Vinho do sertão nordestino com 6 anos de vida e em plena forma

Você já provou um vinho do Vale do São Francisco, Região Vitivinícola em pleno Sertão do Nordeste? E um vinho desta mesma região com 6 anos de idade e mais alguns anos pela frente? Caso não deveria fazê-lo, pois foi o que eu fiz na última terça e faria novamente se me fosse dada a oportunidade.
 
O Paralelo 8 Premium já passou por aqui outras duas vezes, mas não com tanto tempo de garrafa e por coincidência todos foram degustado na casa dos amigos Juberlan e Rejane. Desta vez a harmonização ficou por conta de um lombo suíno.
 
Quando os brasileiros começaram a plantar uvas para vinho no Vale do São Francisco, em pleno sertão nordestino, todo mundo se perguntava se, dali, sairia algo que prestasse. Próximo ao Equador, esse é um terroir novo, muito distante da faixa geotérmica ideal para as cepas viníferas, localizada em zonas temperadas. Com duas colheitas e meia por ano, no lugar do ciclo de um ano requerido pela uva em regiões tradicionais, viu-se logo que a quantidade estava bem longe da qualidade, mas com o tempo e dedicação o nível tem melhorado gradativamente.
 
“Paralelo 8” é um corte, em partes iguais, de Cabernet Sauvignon, Syrah, Alicante Bouschet, Touriga Nacional e Aragonez. As três primeiras são cepas mais antigas, as outras duas integram as variedades portuguesas plantadas mais recentemente. As uvas são colhidas entre junho e julho, quando a variação térmica na região é maior, o que presume um amadurecimento com mais complexidade aromática e concentração.
 
Apesar da idade o vinho ainda estava muito vivo, mostrando cor rubi escura e halo com reflexos púrpura bem claro e lágrimas finas, lentas e abundantes, uma beleza só. Bom ataque no nariz, com notas de fruta vermelha madura (ameixa, framboesa, acerola e goiaba), também apareceram aromas de terra molhada, couro e madeira provenientes da passagem por barricas de carvalho francês novas. Em boca revelou taninos macios e redondos e acidez ainda viva, mostrando bom equilíbrio. Repetiu a fruta madura, o tostado e mostrou notas de chocolate. Final de boca seco de média intensidade com o tostado e notas de evolução aparecendo no retrogosto.
 
Esse vinho sempre foi uma grata surpresa e agora mais uma vez, pois mostrou que o envelhecimento está fazendo bem ao vinho o que faz o vinho figurar na minha relação de Compra Certa.

Como curiosidade o vinho foi servido na visita do Papa Bento XVI ao Brasil.
 
O Rótulo
 
Vinho: Paralelo 8 Premium
Tipo: Assemblage Tinto
Castas: Cabernet Sauvignon (20%), Syrah (20%), Alicante Bouschet (20%), Touriga Nacional (20%) e Aragonez (20%)
Safra: 2007
País: Brasil
Região: Vale do São Francisco
Produtor: Vini Brasil e Dão Sul
Enólogo: Carlos Lucas
Graduação: 13,5%
Onde comprar: Wine in Pack
Preço médio: R$ 90,00
Temperatura de serviço: 18°

2 comentários:

  1. No meu nordeste tem terra boa
    Tem poesia, charme e carinho
    Lugar pra jogar conversa à toa
    Tarde do dia ou bem cedinho
    Tem calor e frio pra namorar
    Tem também um belo "terroir"
    Onde são produzidos vinhos

    ResponderExcluir