segunda-feira, 1 de julho de 2013

Celebrando o amor com o elegante Villa Wolf Pinot Noir 2009 #CBE

Esse mês a Confraria Brasileira de Enoblogs - CBE chegou a octogésima segunda edição e o tema  foi especial e uma homenagem ao amor, sugerido por Claudio Werneck e Rafaela Giordano do Le Vin au Blog que mandaram ver dizendo: "Vinho Especial de Sua Adega que esteja pronto para ser aberto e, se possível, abra ele para comemorar o Dia dos Namorados".
 
Não tenho vinhos muito antigos e que, de certa forma, seriam difíceis de me desapegar deles, mas tenho alguns na adega que considero especiais e os mantenho já algum tempo guardados.
 
Um destes vinhos era Villa Wolf Pinot Noir 2009, que estava há cerca de 1 ano na adega. Escolhi-o, pois achei que esse se adequava muito bem ao tema proposto, pois a Pinot Noir é uma casta pela qual tenho muito apreço e também por ela ser muito elegante, bem como ser considerada uma variedade "feminina", pela sua delicadeza e pelos vinhos macios e redondos que ela produz, então nada melhor que um vinho com essa representação para celebrar o dia dos namorados.
 
O rótulo é produzido pela  J.L. Wolf - Dr Loosen, que está localizada no distrito de Wachenheim, no centro de uma zona conhecida como Médio Haardt. Fundada em 1756, a J.L. Wolf foi uma vinícola muito bem sucedida e respeitada por mais de dois séculos. Nos últimos anos do século XX, porém, carecia de uma mão firme a guiar sua produção. Em 1996, Ernst Loosen adquiriu a J.L. Wolf e implementou medidas para resgatar a vocação de qualidade e o prestígio dos vinhos dessa casa.

 
O vinho é produzido na região de Pfalz, que está localizada entre as montanhas Haardt e o rio Reno, vizinha à Alsácia. As montanhas Haardt protegem a região do rigor do clima no Atlântico norte, fazendo de Pfalz uma das mais quentes e secas regiões da Alemanha. Portanto, atingir a maturação plena é bastante comum para as uvas do Pfalz e, por esta razão, possui tradição na produção de Pinot Noir, onde é chamada de Spätburgunder.
 
Vamos ao vinho! Visualmente mostrou uma bela cor rubi translúcida e brilhante, com halo levemente alaranjado e boa formação de lágrimas. No nariz seu bouquet era simplesmente fantástico e com algumas notas antes nunca sentidas por este apreciador dessa bela bebida: revelou notas de morango e cereja, notas especiadas (pimenta e café) e nuances maravilhosas e elegantes de tostado e terra molhada. Em boca simplesmente fantástico, macio, redondo e de boa acidez. Repetiu à fruta e tostado, tudo com bom equilíbrio e mostrou um bom corpo com um delicioso e persistente final de boca.
 
Harmonizamos essa belezura de vinho com um filé mignon ao molho madeira acompanhado de arroz selvagem com manga, batata sauté e croutons em forma de coração, tudo preparado com muito carinho e amor. Minha querida Fernanda ainda preparou um Petit Gateau para a sobremesa e fechar com chave de ouro a agradável noite juntos.
 
Um brinde ao amor e que venham muitos vinhos especiais com a pessoa amada!

 
O Rótulo

Vinho: Villa Wolf
Tipo: Tinto
Castas: Pinot Noir
Safra: 2009
País: Alemanha
Região: Pfalz
Produtor: J.L Wolf - Dr. Loosen
Graduação: 13%
Onde comprar em Recife: Pescadeiro
Preço médio: R$ 60,00
Temperatura de serviço: 16º

2 comentários:

  1. Oi, Ewerton, fiquei com vontade de provar esse arroz selvagem com manga. Uma ótima ideia. :)
    Um abraço,
    Rafaela

    ResponderExcluir
  2. Oi Rafaela,

    É muito saboroso e de fácil preparo. A receita é uma sugestão da própia embalagem do arroz, mas deve ser facilmente encontrada em sites de receitas.

    Caso não encontre me avise que te passo.

    Saúde!

    Abraço.

    ResponderExcluir