sexta-feira, 19 de julho de 2013

Por que os vinhos amadurecem?

Por Renato Pujol

Já se perguntou, por que os vinhos amadurecem? Para responder essa pergunta precisamos ter em mente duas coisas importantes: primeiro que existem vinhos que já estão prontos para serem bebidos assim que são produzidos e outros que ainda estão com aromas fechados, taninos duros e que precisam de um tempo para amadurecer antes de serem consumidos.
 
 
As uvas que são utilizadas na produção de vinhos jovens, de consumo imediato, são aquelas sem controle de quantidade em relação a produção. Normalmente vem de vinhas novas, que conseguem ter grande rendimento, por exemplo, se existem 10 cachos por vinha, o produtor permite que todos cresçam e amadureçam. Fazendo com que as uvas tenham menor concentração de nutrientes, gerando vinhos leves e com pouca estrutura.
 
Já as utilizadas para produzir um vinho a ser amadurecido, tem um controle rigoroso de produção, a quantidade de cachos é reduzida para que os poucos que ficaram recebam a maior quantidade de nutrientes possível. Isso sem contar com a relação do terroir, onde o produtor escolhe o melhor solo, a vinha correta e o clima perfeito para garantir ótimo amadurecimento.
 
Desta forma, entendemos qual vinho pode ser amadurecido ou não. O fato é que o amadurecimento do vinho está ligado diretamente a qualidade e concentração da uva.
 
Esses são os fatores que irão influenciar se o vinho pode ser amadurecido ou não e, diante deles, cabe ao enólogo decidir se o vinho será amadurecido em barricas de carvalho, tanques de concreto ou tanques de aço inox.
 
Barrica de carvalho
 
O amadurecimento em barricas de carvalho traz vários benefícios ao vinho. O que explica o uso frequente desta, que é até hoje sinônimo de qualidade. São eles:
 
 • A cor é intensificada pela reação entre taninos e antocianos (pigmentos naturais responsáveis pela coloração).
• Os taninos jovens e duros são amaciados, fazendo com que o vinho fique mais agradável para beber.
• O vinho ganha estrutura dada pela micro-oxigenação e pelos taninos da madeira.
• A evaporação ao longo do tempo concentra o vinho, de maneira lenta e gradual. Fala-se de perda de 3% do volume ao ano.
 
Tanques de concreto
 
• Amadurecer o vinho em tanques de concreto dá a ele maior estrutura por conta da micro-oxigenação, auxilia no amadurecimento e emprega ao vinho um estilo mais rústico.
• Os tanques de concreto oferecem boa dispersão de calor (seis vezes maior que a madeira) e aproveitam melhor o espaço. Possui grande duração e boa vedação, útil na conservação dos vinhos.

 
Tanques de aço inox
 
• Nos dia de hoje, é o recipiente mais utilizado, principalmente por conseguir controlar perfeitamente a temperatura e pressão durante a fermentação.
• O vinho também pode ser amadurecido sobre as suas borras, dando a ele maior complexidade de aromas e sabor.
• Facilidade de limpeza, desinfecção e esterilização, duração ilimitada, vedação total, possuem inércia química e não conferem aromas e sabores estranhos.
 
Fonte: Wine

Nenhum comentário:

Postar um comentário