quarta-feira, 10 de julho de 2013

Hoje tem pizza? Tem sim sinhô e com tempranillo #cbe #diadapizza

O Grão Mestre da Confraria Brasileira de Enoblogs - CBE, Cristiano Orlandi, não perde uma data comemorativa e muito menos a oportunidade de desafiar os Confrades a realizar uma harmonização entre algum vinho e o alimento comemorado e não foi diferente com a pizza, um dos alimentos mais consumidos no Brasil e no mundo e que tem um dia comemorativo desde 1985: o dia 10 de julho.
 
A pizza chegou ao Brasil por meio dos imigrantes italianos, e hoje pode ser encontrada facilmente na maioria das cidades brasileiras. Até os anos 1950, era muito mais comum ser encontrada em meio à colônia italiana, tornando-se logo em seguida parte da cultura deste país.
 
Mas apesar de terem sido dos italianos os responsáveis por espalhar a pizza pelo mundo, ao que tudo indica, a história dessa febre mundial começou com os egípcios. Acredita-se que eles foram os primeiros a misturar farinha com água. Outros afirmam que os pioneiros são os gregos, que faziam massas a base de farinha de trigo, arroz ou grão-de-bico e as assavam em tijolos quentes. A novidade foi parar na Etrúria, na Itália.
 
Ao contrário do conhecimento popular, apesar de tipicamente italiana, os babilônios, hebreus e egípcios já misturavam o trigo e amido e a água para assar em fornos rústicos há mais de 5000 anos. A massa era chamada de "pão de Abraão", muito parecida com os pães árabes atuais, e recebia o nome de piscea.
 
Os fenícios, três séculos antes de Cristo, costumavam acrescentar coberturas de carne e cebola ao pão; os turcos muçulmanos adotavam esse costume durante a Idade Média e por causa das cruzadas essa prática chegou à Itália pelo porto de Nápoles, sendo em seguida incrementada dando origem à pizza que conhecemos hoje.
 
No início de sua existência, somente as ervas regionais e o azeite de oliva eram os ingredientes típicos da pizza, comuns no cotidiano da região. Os italianos foram os que acrescentaram o tomate, descoberto na América e levado a Europa pelos conquistadores espanhóis. Porém, nessa época a pizza ainda não tinha a sua forma característica, redonda, como a conhecemos hoje, mas sim dobrada ao meio, feito um sanduíche ou um calzone.
 
A pizza era um alimento de pessoas humildes do sul da Itália, quando, próximo do início do primeiro milênio, surge o termo "picea", na cidade de Nápoles, considerada o berço da pizza. "Picea" indicava um disco de massa assada com ingredientes por cima. Servida com ingredientes baratos, por ambulantes, a receita objetivava "matar a fome" principalmente da parte mais pobre da população. Normalmente a massa de pão recebia como sua cobertura toucinho, peixes fritos e queijo.
 
A fama da receita correu o mundo e fez surgir a primeira pizzaria que se tem notícia, a Port'Alba, ponto de encontro de artistas famosos da época, tais como Alexandre Dumas, que inclusive citou variações de pizzas em suas obras.
 
Quando o Cristiano lançou a idea e o desafio eu logo aceitei, pois sou um amante declarado de pizza. Então, fiquei matutando qual ou quais pizzas harmonizaríamos com um tinto. Passei a ideia para o amigo Juberlan que sugeriu que fossemos a uma tradicional pizzaria, mas terminamos deixando, deixando, deixando... E quando vi já estávamos quase no dia dez, então o mais prático foi comprar e fazer a harmonização em casa, daí eu chequei o cardápio de uma rede de pizzarias daqui de Recife e escolhi dois sabores diferentes dos mais tradicionais: Pizza Costela Gruyère (Costela prensada, queijo gruyère, mussarela, tomate cereja e azeite perfumado com manjericão e manjerona, pizza premiada na copa brasileira de pizzarias) e filé mignon com catupiry (Filé, mussarela, catupiry, azeitona e orégano.
 
Com as pizzas as mesas fomos a adega para a escolha do rótulo para harmonização e o Juberlan escolheu o espanhol Marqués de Riscal Viña Collada 2008, uma boa escolha e que caiu muito bem com a pizza de costela, que por sinal é magnífica e foi aprovada por todos aqui em casa.
 
Marqués de Riscal é uma empresa pioneira do setor vitivinícola. Em 1858 tornou-se a primeira bodega da região de Rioja, onde elaborava vinhos segundo métodos bordeleses. Mais tarde tornou-se a primeira bodega impulsora da Denominação de Origem Rueda, onde hoje se elaboram os famosos vinhos brancos de Marqués de Riscal. Os vinhos Marqués de Riscal representam uma marca ícone no Brasil dentro da categoria de vinhos premium espanhóis e são reconhecidos por sua qualidade e prestígio no mercado internacional. A Espanha é o país com a maior quantidade de vinhas da Europa e o terceiro em produção de vinho. Obteve excelente performance nos últimos 20 anos com uma revolução no processo de vinificação que vem transformando a característica e o estilo oxidado de seus tintos.

O vinho mostrou uma cor vermelho cereja brilhante com halo alaranjado e boa formação de lágrimas. No nariz notas aromáticas de cereja e morango, especiarias, chocolate, couro e leve tostado. Em boca mostrou taninos macios e boa acidez, com bom corpo e estrutura mediana, repetindo no palato a cereja, o chocolate e o tostado. Final de boca seco e agradável de mediano a persistente.
 
O Rótulo

Vinho: Marqués de Riscal Viña Collada
Tipo: Tinto
Casta: Tempranillo 93%, Graciano 5% e Mazuello 2%
Safra: 2008
País: Espanhol
Região: Rioja
Produtor: Bodegas de Los Herederos del Marqués de Riscal S.L
Graduação: 13%
Onde comprar em Recife: DLP
Preço médio: R$ 35,00
Temperatura de serviço: 16º

Nenhum comentário:

Postar um comentário