segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Vinho do Porto: Como conservar depois de aberto

Todo vinho após aberto tem contato com o oxigênio e todos, sem exceção, perdem suas características iniciais com o passar do tempo. No caso dos vinhos fortificados, como é o caso do Porto, o tempo de oxidação vai depender da categoria do vinho.
 
A lenda até diz que o vinho do Porto pode durar meses após aberto. Isso não é uma verdade absoluta, já que existem os tipos de vinhos do Porto. Um outro problema é o controle desses meses. É bem possível que o apreciador da bebida esqueça a garrafa no armário de bebidas e perca a conta dos meses de guarda.
 
Assim fica claro que o vinho do Porto dura um pouco mais que um vinho comum, mas não abuse. O ideal é consumí-lo durante o mês em que foi aberto. No caso do vinho do Porto Vintage a durabilidade é menor, portanto, trate-os como qualquer outro vinho. Se for guardá-lo por mais tempo, pense na geladeira como uma opção adicional na conservação.
 
Se você fizer uma pesquisa na internet, vai perceber que existem algumas controvérsias e prazos bastantes divergentes para a conservação do vinho do Porto após aberto. Uma outra variável importante, além do tipo de Porto, e que talvez gere essas divergências de prazo é o local onde a garrafa aberta será guardada.
 
Com a proposta de ser uma referência importante nessas medidas de prazos, fomos buscar no Instituto dos Vinhos do Douro e Porto uma lista com recomendações de tempos para o consumo de todos os tipos de Porto. Porém tenha em mente que esses prazos não significam que os vinhos estarão estragados após esse tempo e sim que é possível que tenham perdido, mesmo que lentamente, as características sensoriais do momento da abertura da garrafa.
 
Anote aí:

  • Vintage: 1 a 2 dias
  • LBV: 4 a 5 dias
  • Crusted: 4 a 5 dias
  • Ruby / Ruby Reserva: 8 a 10 dias
  • Tawny / Tawny Reserva: 3 a 4 semanas
  • Tawny com Indicação de Idade (10/20/30/40): Entre 1 a 4 meses (os mais novos menos tempo, os mais velhos mais tempo)
  • Brancos com indicação de idade (10/20/30/40): Entre 1 a 4 meses (os mais novos menos tempo, os mais velhos mais tempo)
  • Colheita: Entre 1 a 4 meses (os mais novos menos tempo, os mais velhos mais tempo)
  • Brancos “standard” dependente do estilo: Moderno (frescos e frutados): 8/10 dias; Tradicionais (estilo oxidativo): 15/20 dias

Fonte: Carlos Cabral

Nenhum comentário:

Postar um comentário