terça-feira, 6 de agosto de 2013

Espumante das 100 mil...

Atingimos a marca das 100 visualizações de página, uma marca bem expressiva e que merece uma comemoração e para isto escolhi um espumante que há muito tinha vontade de degustar: o Cave Geisse Brut 2008, considerado o melhor espumante do Brasil pela Wine Enthusiast, pela Guia de Vinhos do Brasil da Revista Gula e  melhor Espumante da América do Sul pela Vinalies na França.

O belo espumante é produzido pela Vinícola Geisse, que foi fundada em 1979 pelo engenheiro agrônomo e enólogo Mario Geisse, chileno que veio para o Brasil em 1976 contratado para dirigir a Moët & Chandon do Brasil. Logo nos primeiros anos percebeu que aqui existia um potencial incrível e ainda não desvendado para se desenvolver a elaboração de produtos de alta qualidade, principalmente em matéria de espumantes, o qual ele considerava ser a grande vocação da região.

Geisse então deparou-se com a região de Pinto Bandeira, distrito de Bento Gonçalves, hoje conhecido como região dos Vinhos da Montanha, aí ele identificou todas as características consideradas ideais para iniciar seus trabalhos, como boa altitude (800m), solo com excelente drenagem, boa amplitude térmica e posição solar ideal, tudo para que pudesse seguir em busca de seu principal objetivo, que era o de desvendar o real potencial de qualidade que a região poderia oferecer, para isto renunciou as grande produções do método de cultivo vigente na região - latada - e optou pelo de espaldeiras altas, com produções menores, mas de melhor qualidade, aliando conhecimento, tradição e técnica.

O espumante é produzido pelo método Champenoise, elaborado com uvas Pinot Noir e Chardonnay. O processo passa pelas fermentações (seca e malolática). A primeira fermentação acontece dentro de tanques, a segunda já na garrafa. Este é o grande diferencial do método champenoise, que oferece mais sabor e estrutura ao vinho espumante. Nos pupitres (suportes que deixam as garrafas na posição horizontal e inclinadas) é feito o ‘remuage’ (movimentos circulares feitos com a mão uma vez por dia). O objetivo é levar a borra do fermento para junto do gargalo. Parte-se, então, para o ‘degogerment’, onde os resíduos são congelados, a tampa é aberta com um abridor especial e eles são expelidos. A borda interna da garrafa é limpa, a rolha colocada e com a garrafa contra luz, averigua-se a limpidez. Trinta dias após a rotulagem, o espumante já esta liberado para comercialização.
Visualmente mostrou cor dourada brilhante, boa formação de espuma e pérlage fina e persistente. Aromas intensos, deliciosos e elegantes de flores brancas, pêssego, damasco, amêndoas, fermento e leve notas de torrefação. Em boca apresentou alguma cremosidade e bom corpo. Boa persistência e acidez agradável.

 Eu e Fernanda aproveitamos a marca do Vinhos de Minha Vida e também comemoramos nosso aniversário de namoro harmonizando o espumante com um Fondue de Camarão. Tudo harmonizou perfeitamente e ficou na memória.
 
O Rótulo
 
Vinho: Cave Geisse Brut
Tipo: Espumante
Castas: Chardonnay (70%) e Pinot Noir (30%)
Safra: 2008
País: Brasil
Região: Pinto Bandeira (Bento Gonçalves)
Produtor: Vinícola Geisse
Graduação: 12,5%
Onde comprar: Ingá Vinhos Finos
Preço: R$ 69,00
Temperatura de serviço: 6 graus

Nenhum comentário:

Postar um comentário