domingo, 1 de julho de 2012

Barton & Guestier Gold Label Côtes du Rhône 2009 #CBE

O primeiro dia do mês é dia de post da Confraria Brasileira de Enoblogs - CBE, que neste mês de julho chega a sua septuagésima edição e a sexta em que o Vinhos de Minha Vida participa.
 
A CBE possui particularidades que dificilmente outra confraria tenha: além de ser uma confraria virtual e possivelmente a única neste formato e das postagens terem dia certo para acontecer a CBE passa por momentos de certa ansiedade, que são os dias de aguardo do tema do mês subsequente, os quais são seguidos por desafiantes e divertidas buscas pelo vinho que será degustado e comentado aqui. Enfim, é uma confraria diferente e sinto-me muito privilegiado em participar da mesma e poder aprender com todos os confrades.
 
O tema do mês foi escolhido pelo confrade Daniel Perches, do blog Vinhos de Corte, que mandou ver dizendo: "Um vinho que tenha a uva Carignan. Se possível, um varietal, mas se não der, pode ser um corte. Qualquer país e qualquer preço".
 
A uva Carignan tem uma provável origem espanhola, onde pode ser chamada de Cariñena (em Aragón) ou Mazuelo (Rioja), apesar de ser a uva tinta mais plantada da França com cerca de 100 mil hectares (já teve quase o dobro, quase 212 mil hectares até 1968, mas muitos vinhedos foram arrancados). Tanto na França como na Espanha é mais utilizada em cortes do que na elaboração de vinhos varietais.
 
O Velho Mundo ainda é plantada na Itália, chamada de Carignano, presente na Lombardia e, sobretudo na ilha da Sardenha e também em Portugal (Ribatejo) e na Grécia. No Novo Mundo pode se encontrada na Argentina, Califórnia e sobretudo no Chile, país que mostra bons varietais, como da vinícola Odfjell, ou cortes em que ela predomina, como por exemplo em alguns vinhos da vinícola Morandé.
 
Por tudo que foi escrito acima e também pela curiosidade em conhecer e degustar uma varietal com essa uva queria muito ter encontrado um exemplar para compartilhar aqui com os confrades e leitores do blog, mas infelizmente não deu, mas fica a promessa de dentro em breve degustar e postar aqui sobre um varietal da Carignan.
 
A minha escolha do mês da CBE vem da França e foi um assemblage com as uvas Grenache, Syrah e Carignan: o Barton & Guestier Gold Label Côtes du Rhône 2009. Quando peguei a garrafa na prateleira e disse vai ser esse, logo vieram a mente pequenas aves originárias da ásia e que habitam também na Europa e Brasil: as Codornas; comprei essas pequenas aves e as preparei no forno após marinada em vinho tinto, cebola, alho, alho poró, ervas secas, sal e pimenta do reino por cerca de 4 horas.
 
O vinho mostrou uma cor rubi intenso, com nuances violetas e uma chuva de lágrimas lentas. No nariz mostrou média intensidade com a fruta escura aparecendo em um primeiro plano alternando-se com delicados toques de café tostado e pimenta seca. Em boca mostrou-se muito delicado e elegante, com taninos macios e bem integrados a acidez e ao álcool. Final de boca com sabor levemente picante e de média intensidade.
 
Um vinho fácil de beber, com um ótimo custo versus benefício que pode ser muito bem descrito como um vinho elegante e macio; harmonizou perfeitamente com as codornas, que ficaram de lamber os beiços.
 
 
O Rótulo


Vinho: Barton & Guestier Gold Label
Castas: Grenache (50%) , Syrah (30%) e Carignan (20%)
Safra: 2009
País: França
Região: Côtes du Rhône
Produtor: Barton & Guestier
Graduação: 13,5%
Onde Comprar: RM Express
Preço Médio: R$ 40,00 (pode chegar a R$ 85,00)
Temperatura de Serviço: 16 graus

2 comentários:

  1. Olá Ewertom
    Parece ser um belo vinho mesmo. Fiquei com vontade de experimentar. Vou procurar ele aqui em Porto Alegre.
    Um abraço e saúde!
    Tiago Bulla
    www.universodosvinhos.com

    ResponderExcluir
  2. Olá Tiago Bulla,

    Obrigdo pela visita e comentário.

    O vinho é bom sim e o melhor, cabe no bolso... Degustei um Pinot Noir da mesma vinícola que também agradou muito.

    Sempre acompanho seu blog!

    Abraço e bons vinhos!

    ResponderExcluir