sexta-feira, 13 de julho de 2012

Previna-se contra incapacidade física: beba vinho

Mais um estudo sobre os benefícios do vinho vem para alegrar os consumidores, pesquisadores descobriram que beber vinho pelo menos três vezes por semana, reduz o risco de desenvolver artrite reumatóide* em mulheres.

Mulheres que consomem mais de três copos de vinho por semana por pelo menos 10 anos, cortam pela metade o risco de desenvolver a doença comparadas as que não bebem, de acordo com o estudo realizado pelo Instituto Karolinska, em Estocolmo.

Foram escolhidas 34.141 mulheres nascidas entre 1914 e 1948 que viviam na cidade. Els analisaram informações sobre a alimentação e qualidade de vida das participantes de 1987 a 2007 para chegar ao resultado.

"Esse estudo mostrou que o consumo moderado de vinho não causa nenhum problema, pelo contrário", disse a autora do estudo Alicja Wolk.

Os pesquisadores disseram que o efeito pode ser causa pela habilidade que a bebida tem de reduzir a velocidade resposta do sistema imunológico no corpo, e por isso frear a artrite, que é uma doença auto-imune. Porém, advertem para o efeito inverso que o alto consumo pode causar.

Fonte: Revista Adega

*Post Scripitum

Artrite reumatóide, também conhecida como artrite degenerativa, artrite anquilosante, poliartrite crônica evolutiva (PACE) ou artrite infecciosa crônica é uma doença auto-imune sistêmica, caracterizada pela inflamação das articulações (artrite), e que pode levar a incapacitação funcional dos pacientes acometidos. Além de danificar as articulações possui manifestações sistêmicas como: rigidez matinal por pelo menos uma hora, fadiga e perda de peso.

Acredita-se que a origem da doença seja uma alteração do sistema imunológico, que passa a agir contra proteínas próprias do organismo e localizadas nas articulações (embora possa agir também em outros sítios do organismo).

A primeira descrição da doença foi feita em 1800 por Landré Beauvais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário