segunda-feira, 2 de julho de 2012

Degustando a tradição: Casillero del Diablo Reserva Shiraz 2009

Conforme conta a história ou lenda, a uva Syrah é originária da Pérsia e foi trazida ao ocidente pelos fenícios para a cidade francesa de Marselha e, daí, para a região do rio Ródano no sul da França. Esta uva comporta-se de maneira diferente de acordo com a região onde é cultivada; também é conhecida como Shiraz em países como Austrália e Chile.
 
Esta cepa é capaz de produzir alguns dos mais exóticos e encorpados tintos, com sabores pronunciados como especiarias, couro, amora e framboesa, nas terras australianas gera uma ampla gama de vinhos, de simples e suaves a opulentos e longevos, com aromas e sabores de frutas maduras e hortelã.
 
A Syrah é uma das uvas que mais me atrai; produz vinhos muito aromáticos e intensos, mesmo nos vinhos mais simples. Ela é muito utilizada em cortes, sobretudo na França e em Portugal, mas seus varietais do Chile, África do Sul e Austrália, que são largamente encontrados nas redes de supermercados e lojas especializadas são um atrativo a parte.
 
O Casillero del Diablo Reserva Shiraz é produzido pela Concha y Toro,  gigante chilena que dispensa comentários. As uvas que deram origem a esse vinho são provenientes do Vale do Rapel sito na grande região do Vale Central.
 
O vinho passou por uma guarda de 8 meses em pequenas barricas de carvalho americano; mostrou uma cor rubi escura e intensa, com lágrimas abundantes e que escorrem lentamente pela taça. No nariz faz jus e apresentando um frutado muito elegante e intenso, bem integrado a madeira e ainda, notas de chocolate meio amargo e leve tostado (café). Em boca mostrou-se tão bom quanto no nariz; com  um bom corpo e, apesar da madeira estar mais evidente, apresentou um bom equilíbrio entre madeira, fruta e especiarias; vinho de taninos redondos e elegantes muito equilibrados e integrados a acidez e ao álcool.
 
Excelente compra e excelente custo versus benefício, sendo bom para o dia a dia, podendo ser degustado como aperitivo ou com uma boa carne grelhada.
 
 
O Rótulo
 
 
Vinho: Casillero del Diablo Reserva
Castas: Shiraz
Safra: 2009
País: Chile
Região: Valle del Rapel
Produtor: Concha y Toro
Graduação: 13,5%
Onde Comprar: DLP
Preço Médio: R$ 29,00
Temperatura de Serviço: 16 graus
Pontuações: 87 Wine Spectator

Nenhum comentário:

Postar um comentário