segunda-feira, 9 de julho de 2012

Passeio Enológico por Portugal: Wine & Soul - Pintas

Sandra e Jorge são enólogos e formam um bonito e simpático casal que já tem 3 herdeiros. Ambos pertencem a famílias com paixão pelo vinho e trabalharam ou trabalham em vinícolas de renome. Jorge trabalhou na Niepoort e presta consultoria em vários projetos no Douro. Sandra foi modelo durante 12 anos e trabalha na Quinta Vale Dona Maria, com Cristiano Van Zeller. É enóloga também da Quinta da Chocapalha, na região Demarcada de Lisboa, que pertence a seus pais.

 Em 2001, o casal decidiu somar as suas experiências e produzir o seu primeiro vinho. Compraram um velho armazém do Vinho do Porto localizado na aldeia de Vale de Mendiz, a poucos quilômetros do Pinhão. As uvas foram adquiridas de um proprietário que tinha uma pequena vinha velha com mais de 70 anos. Em 2003 realizaram o sonho de comprar este valioso vinhedo com 2,5 hectares e mais de 30 castas misturadas.

O primeiro vinho produzido pela Wine & Soul foi o Pintas, uma homenagem ao cão de estimação do casal, um irriquieto pointer que exige atenção. Ao sucesso obtido pelo Pintas, sucederam-se o excelente branco Guru, o Pintas Character e o Quinta da Manoella Vinhas Velhas.

A Wine & Soul produz ainda uma pequena quantidade de vinho do Porto e 1.600 garrafas de azeite extra virgem de grande qualidade. O grande desafio presente em todos os vinhos da Wine & Soul é atingir o equilíbrio entre a concentração e a frescura que as uvas do Douro proporcionam. Sandra e Jorge formam um casal de enólogos muito respeitados em Portugal e no exterior.

Esta foi mais uma das vinícolas que pudemos conhecer durante o Passeio Enológico por Portugal e dela degustamos apenas um rótulo: Guru Branco 2010, um dos melhores brancos da noite.

Guru Branco 2010

O vinho foi eleito um dos mehores vinhos de Portugal em 2011 pela Revista de Vinhos e eleito o campeão absoluto do último International Challenge de Londres, na categoria vinhos brancos. Recebeu ainda 90 pontos do crítico Anibal Coutinho.

É produzido a partir de uvas de vinhas velhas das castas Códega do Larinho, Gouveio, Rabigato e Viosinho. Foram produzidas apenas 5.500 garrafasVisualmente apresentou uma bela cor amarela com reflexos dourados e lágrimas finas. No nariz muito intenso ressaltando-se notas de defumado, fruta e flores brancas (jasmim e cravo bem suave). Em boca mostrou uma boa acidez e um excelente frescor, mas também uma delicada e elegante untuosidade e leve tostado, atribuindo um final de corpor longo.

O Rótulo
 
Vinho: Guru
Castas: Códega do Larinho, Gouveio, Rabigato e Viosinho
Safra: 2010
País: Portugal
Região: Douro
Enólogos: Jorge Serôdio Borges e Sandra Tavares da Silva
Produtor: Wine & Soul - Pintas
Graduação: 12,5%
Onde Comprar: Vinhocracia
Preço Médio: R$ 215,00
Temperatura de Serviço: 12 graus
Pontuações: 90 Anibal Coutinho
             

Nenhum comentário:

Postar um comentário