sexta-feira, 20 de julho de 2012

Casillero del Diablo Reserva Privada Cabernet Sauvignon - Syrah 2008

Tudo é motivo para uma "comemoração". Outro dia estava falando com o confrade e amigo Juberlan e ele me perguntou: quando vamos realizar a inauguração de um espelho que coloquei aqui em casa? Definitivamente precisamos quebrar os paradigmas que circundam o mundo do vinho, tais como - vinho só é bom se for caro ou para se degustar um vinho faz-se necessário um momento especial, dentre outros; não digo que o vinho não deva ser degustado em ocasiões especiais, muito pelo contrário ou que os vinhos caros são ruins, porém não devemos atrelar essa bela bebida a coisas como essas e sim, nós enófilos, devemos degustar o vinho em sua excelência, seja em ocasiões especiais ou em situações descontraídas e descompromissadas, nada deve sobrepor-se ao prazer de se apreciar a bebida, pois naquela situação, especial ou não, o vinho é o ator principal.

Desta vez posso dizer que a garrafa de vinho foi aberta em uma ocasião especial e comemorativa, é que como vocês leram no post anterior: Entramos bem na Lista Quem é Quem 2012, o Vinhos de Minha Vida figurou em uma bela classificação na análise realizada pelo site EnoEventos e este é motivo de orgulho e também um bom momento para degustar um vinho.

O Blog foi criado em 26 de abril de 2012 e desde então já obteve algumas conquista que nunca imaginei que ele teria e por isso agradeço aos leitores e também a Fernanda, minha namorada, pelo apoio e incentivo desde o início, então nada mais justo que degustar o vinho com meu amor e a minha maior incentivadora.

Preparei um filé mignon ao molho de queijo gruyère acompanhado com nhoque de batata para acompanhar o belo Casillero del Diablo Reserva Privada Cabernet Sauvignon - Syrah 2008, a segunda de quatro garrafas adquiridas no Uruguai, confira aqui as impressões de degustação da primeira garrafa.

Apesar de ser o mesmo vinho e de ser da mesma safra o vinho apresentou algumas pequenas mudanças, porém significativas.

Visualmente mostrou uma cor rubi intensa e brilhante, com um halo de evolução mostrado uma cor alaranjada de boa transparência; as suas lágrimas são abundantes e lentas, um espetáculo a parte. No nariz mostrou aromas delicados e elegantes, com a fruta bem integrada a madeira, que mesmo com 14 meses de estágio em barricas de carvalho francês não se mostrou em excesso. Em boca mostrou taninos redondos e uma acidez em alta, mas sem agredir e conseguindo limpar a gordura do molho da carne. O vinho mostrou um bom equilíbrio entre a fruta e a madeira, apesar dos 14,5% o álcool não agrediu e junto com os taninos e a acidez deu potência e corpo para acompanhar a comida.

É uma boa compra, mas poderia ser mais barato. Muito gastronômico e essa safra está no ponto, não suportando mais que 4-5 anos de guarda.

Desta vez a rolha saiu intacta, mas já mostrava sinais que com mais algum tempo poderia mostrar infiltrações, possibilitando uma oxidação, ou seja, preciso ir adiante com as outras garrafas guardadas.

O Rótulo

Vinho: Casillero del Diablo Reserva Privada
Tipo: Tinto
Castas: Cabernet Sauvignon 65% e Syrah 35%
Safra: 2008
País: Chile
Região: Valle del Maipo
Produtor: Concha y Toro
Enólogo: Marcelo Papa
Graduação: 14,5%
Onde comprar: RM Express
Preço médio: R$ 80,00 (essa foi $ 18,5 em Montivideo)
Temperatura de serviço: 16º

Nenhum comentário:

Postar um comentário