sábado, 21 de julho de 2012

Passeio Enológico por Portugal: Quinta do Ortigão

A família Alegre faz parte da história dos vinhos espumantes em Portugal. Justino Sampaio Alegre, bisavô de Pedro Alegre, atual proprietário da Quinta do Ortigão, introduziu em Portugal o método clássico de produção de vinhos espumantes em 1893. Justino Sampaio Alegre, um homem de visão, percebeu a aptidão das uvas brancas da Bairrada e produziu o primeiro Vinho Espumante português. O seu exemplo ficou enraizado na família e atualmente já estamos na quarta geração dedicada à elaboração de vinhos espumantes de qualidade, um caso raro em qualquer país do mundo.

Plantadas bem no coração da região da Bairrada, os 15 ha de vinha da Quinta do Ortigão, misturam a tradição e a contemporaneidade, produzindo uvas de qualidade desde 1948. A grande preocupação dos proprietários centrou-se na criteriosa escolha e plantio de castas seleccionadas que permitissem a produção de vinhos de grande complexidade.

A Quinta do Ortigão estava dois rótulos disponíveis para degustação: seu espumante e um tinto. Degustamos o espumante, que agradou bastante.

Espumante Ortigão Brut

Espumatização pelo método clássico (fermentação em garrafa). O"Remouage"manual e o "Degórgement á la vollée", é uma operação manual que segue as tradições seculares dos monges de champagne.
 
Visualmente mostrou uma cor amarelo ouro, com perlage abundande e com boa duração. No nariz muito rico com notas de ameixa seca e damasco, ligeiro tostado e algum aroma de levedura. Em boca mostra-se elegante e macio, repete a fruta, que está em bom equilíbrio com a acidez. Final de boca seco e persistente, onde um gole pede outro.
 
 
O Rótulo

Vinho: Ortigão Brut
Tipo: Espumante
Castas: Arinto, Bical, Cerceal e Maria Gomes
Safra: Não é safrado
País: Portugal
Região: Bairrada
Produtor: Quinta do Ortigão
Enólogo: Osvaldo Amado
Graduação: 12%
Onde comprar: Varanda (Internet)
Preço médio: R$ 50,00
Temperatura de serviço: 6º

Nenhum comentário:

Postar um comentário