quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Garrafas de papelão: o futuro para a indústria do vinho?

Beber ou não beber…de uma garrafa que não é de vidro, eis a questão. Uma empresa britânica inventou agora a primeira garrafa de vinho em papel mas a pergunta faz-se: Agradará a todos? No início do ano, a TreeHugger informava que a GreenBottle inventara aquela que era a primeira garrafa de leite em papel do mundo e que vem registando bons níveis de vendas. Agora a empresa pretende expandir o seu negócio para as garrafas de vinho baseadas nos mesmos princípios ecológicos, tendo para o efeito desenvolvido um protótipo que vai dando que falar em supermercados e junto de produtores de vinho, sendo objetivo da marca o lançamento já no próximo ano.

A revolucionária embalagem é composta por papel e por um fino revestimento plástico. A camada exterior de papel é compostável e biodegradável, entrando em rápido processo de biodegradação natural quando eliminada numa pilha de compostagem, podendo ser reciclada até sete vezes. Já a camada interior é feita de plástico que pode ser reciclado juntamente com outros plásticos. Quando em aterro, ocupa 0,5% do espaço de uma garrafa de plástico.

Segundo o inventor, Martin Myerscough, as vantagens do papel relativamente ao vidro são muitas: a pegada de carbono de uma garrafa de vinho GreenBottle equivale a 10% da de uma garrafa de vidro equivalente. A GreenBottle é mais leve (55 gramas, ao contrário das 500 gramas das embalagens de vidro), inquebrável, apresenta propriedades de isolamento (permanecendo fresca durante mais tempo) e pode ser adquirida ao mesmo preço.

Fonte: TreeHugger

Nenhum comentário:

Postar um comentário