Segundo estudos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) o resveratrol, substância encontrada na casca e polpa de uvas, ajuda a potencializar o efeito dos remédios no tratamento de câncer.
Além do resveratrol, existem outras substâncias encontradas na uva como tanino e outros antioxidantes que ajudam no tratamento. "O que a tecnologia hoje faz é tirar o benefício dessas substancias maravilhosas da casca e da semente incorporando no vinho. Assim, nós temos acesso a esse benefício", diz o pesquisador Mauro Zanus, da Embrapa.
Quando a gente associa o resveratrol com o quimioterápico, ele é capaz de potencializar o efeito do quimioterápico. Você vai diminuir a quantidade do medicamento a ser administrado na quimioterapia. Então, isso vai minimizar os efeitos colaterais." diz a pesquisadora da UFRJ, Eliane Fialho, que estuda a associação do resveratrol à quimioterapia.
Ela lembra que a ingestão tem que ser diária, pois o organismo não tem a capacidade de armazenar a substância, que é fácilmente eliminada pela urina.
Fonte: Revista Adega
Nenhum comentário:
Postar um comentário