sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Valle del Limarí



Localizado a 400 km ao norte de Santiago, no extremo sul do deserto do Atacama, encontra-se o Valle del Limarí. As puras e cristalinas águas do rio que leva o mesmo nome, provenientes das Cordilheiras dos Andes, são as responsáveis de dar vida a este verdadeiro oásis, que está rodeado por uma paisagem árida e desértica no alto da IV Região do Chile.

No início da década de 90 iniciaram-se os plantios de diversas variedades de videiras nos solos do Limarí, feito inédito para a época. Isso teve seus frutos em meádos da primeira década do século 21. Foi assim que a Casillero del Diablo apostou nessa zona, chegando a ter na atualidade diversas cepas com denominação de origem: Valle del Limarí, destacando variedades como Sauvignon Blanc, Chardonnay, Pinot Grio, Pinot Noir, dentre outras.

Entrando em uma área mais técnica, seu clima, solo e céu são absolutamente diferentes do restante dos vales do Chile. Em seus solos milenares, correspondentes a um antigo nincho marinho, as escassas chuvas não têm sido capazes de lavar os sais de cálcio, os quais são abundantes no subsolo e apontas uma forte mineralidade aos vinhos. Esta mineralidade permite apreciar melhor a frescura e acidez que está presente nos vinhos desta zona.

Pode parecer uma contradição que uma vale localizado em uma zona semidesértica seja considerado um lugar frio, mas este é o caso de Limarí. A Cordilehira da Costa, barreira protetora de ventos que provêm do oceano pacífico, não está presente neste lugar, por isso a influência marinha é muito maior que no Valle Central. A temperatura média anual está em torno de 15 graus célcius e a temperatura máxima, entre novembro e fevereiro é de 26 graus célcius.

Além destes importantes fatores, esta zona possui um dos céus mais transparentes do mundo. A falta de umidade na atmosfera faz com que a radiaçãosolar seja muito alta, fazendo com que a pele da uva seja mais grossa e capaz de produzir vinhos muito mais concentrados. A claridade da atmosfera e a grande quantidade de dias sem chuvas são as principais razões para que nesta região se encontrem os observatórios mais importantes do Chile e do mundo.

"A alta luminosidade que existe nesta zona durante o dia, e pela manhã, as frias brisas e neblina provenientes do oceano pacífico refrescam as parreiras, diminuindo a luminosidade direta matinal, premitindo conseguir vinhos de grande qualidade com um frescor marcante, o que em suma trata-se de uma uva com menos doce, afirma Marcelo Papa, enólogo da Casillero del Diablo".

Marcelo adiciona ainda que durante os últimos cinco anos o Valle del Limarí tem logrado um grande reconhecimento perante o mundo.

Fonte: Newslegend Casillero del Diablo - Novembro 2011
Tradução: Ewertom Cordeiro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário