quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Arenal Carmenere 2010

Estive na casa de Eli e Simone na véspera do feriado de Finados, e parece que o feriado já anunciava o destino do vinho escolhido para a degustação, o assembalge francês Château du Muguet Bergerac Merlot-Cabernet Sauvignon 2007.

A degustação deste vinho francês de região pouco conhecida no Brasil ficará para outra data, pois essa garrafa estava morta mesmo antes de ser aberta e mostrou isso logo quando tentou-se tirar-lhe a rolha, pois esta partiu-se em inúmeros pedaços. Seu aroma mostrou-se azedo, semelhante ao vinagre e um sabor agressívo, ácido em demasia; tais características foram provenientes da acenobacter, bactéria que produz ácido acético.

A garrafa foi trocada e marcaremos uma nova data para degustar e tirar a verdadeiras impressões sobre o vinho.

Então, como o Château du Muguet Bergerac Merlot-Cabernet Sauvignon 2007 estava "avinagrado" decidimos degustar um rótulo que havia levado: Arenal Carmenere 2010. No fim das contas, mesmo o Arenal tratar-se de um rótulo chileno, ficamos no velho mundo, uma vez que a Carménère é uma cepa proveniente da França.

O vinho é um produto da Viña Perallilo, uma pequena produtora da sub-região do Valle do Colchagua, no centro do Chile.

O primeiro estava avinagrado e o Arenal Carmenere 2010 não agradou. Mostrou-se com uma bela cor rubi com tons violáceos, lágrimas abundantes, espesas e lentas. O bouquet mostrou-se muito floral, porém sem destacar-se algo em específico. Em boca mostrou pouco equilíbrio, acidez exarcebada e uma adistringência tanica desagradável.

Dois rótulos mas nenhuma lembrança boa.

O Rótulo

Vinho: Arenal
Tipo: Tinto
Castas: Carménère
Safra: 2010
País: Chile
Região: Valle do Colchagua
Produtor: Viña Perallilo
Graduação: 14%
Onde comprar: Ingá Vinhos Finos
Preço médio: R$ 25,00
Temperatura de serviço: 15º

Nenhum comentário:

Postar um comentário