sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Redegustando: Casillero del Diablo Reserva Privada Cabernet Sauvignon - Syrah 2008

Abri a terceira garrafa desse belo rótulo da gigante Concha y Toro na casa dos amigos Juberlan e Rejane no último dia dois. E que grande surpresa eu tive com o vinho, pois para mim foi a melhor das três já abertas até o momento e pelo fato de eu ter relatado, ao abrir a segunda garrafa (relembre), que o vinho não suportaria muito mais tempo na garrafa.

Ao abrir a garrafa sua rolha mostrou sinais "fuga" do vinho: caminhos finos iam da parte interna da rolha até praticamente a sua extremidade externa aí as sobrancelhas já se eriçaram: o vinho oxidou! Mas, a análise visual não mostrou nenhum resíduo e opacidade e do ponto de vista olfativo o vinho não apresentava nenhum sinal que o condenasse, muito pelo contrário e, do ponto de vista gustativo, só lendo o próximo parágrafo para saber...

O vinho mostrou uma bela cor rubi profunda, intensa e brilhante, com um halo claro sem sinais  de evolução; as suas lágrimas eram abundantes e lentas e escorreram belamente pelas paredes da taça, fato este que poderia render-lhe  a alcunha "O Lacrimoso". No nariz mostrou aromas intensos e elegantes, com a fruta madura (ameixa e figo) aparecendo em primeiro plano, seguidas da especiaria (pimenta branca) e delicadas notas de chocolate; tudo isso muito bem integrado a madeira, que mesmo com 14 meses de estágio não se excedeu em nenhum instante, assim como nas outras garrafas já abertas. Depois disso tudo não restava dúvida que o vinho estava perfeito e a prova final veio na análise gustativa onde repetiu a fruta madura e toques sutis de pimenta seca e tostado, taninos redondos e elegantes em perfeita harmonia com a acidez e o álcool.

 A harmonização ficou por conta  de um papo descontraído com os amigos e de um bom churrasco preparado pelo confrade Juberlan.

A rolha como já citado anteriormente mais uma vez deixou a desejar... Espero que esta "falha" tenha sido corrigida nas safras posteriores.
 
O Rótulo

Vinho: Casillero del Diablo Reserva Privada
Tipo: Tinto
Castas: Cabernet Sauvignon 65% e Syrah 35%
Safra: 2008
País: Chile
Região: Valle del Maipo
Produtor: Concha y Toro
Enólogo: Marcelo Papa
Graduação: 14,5%
Onde comprar: RM Express
Preço médio: R$ 80,00 (essa foi $ 18,5 em Montivideo)
Temperatura de serviço: 16º

Nenhum comentário:

Postar um comentário