quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Santa Rita 120 Carménère 2010

Esse rótulo foi sem sombra de dúvida o varietal carménère mais equilibrado que já degustei e o que é melhor sem toques vegetais (pimentão) tão comuns e essa cepa. O vinho é produzido pela Viña Santa Rita, criada em 1880 por Domingo Fernandez Concha na região do Alto Jahuel, Vale do Maipo. Em 1980 foi adquirida pelo Grupo Claro, comandado pelo empresário Ricardo Claro Valdéz.
 
Em 1982 lançou a linha 120, marca emblemática da vinícola e nessa década começou sua forte penetração no mercado internacional de vinhos.
 
A Santa Rita possui mais de 3.000 hectares de vinhedos nas sete principais regiões produtoras do Chile. Essa tremenda diversidade geográfica permite aos viticultores e enólogos da Santa Rita criarem um vasto portfólio de vinhos de alta qualidade de terroir específicos.
 
"O nome 120 é uma alusão aos 120 patriotas que lutaram pela independência do Chile, os quais, exaustos após uma longa e difícil batalha atingiram as terras de Santa Rita. Naquela noite de 1814 as forças encontraram refúgio nas caves  da propriedade. Hoje, dentro destas mesmas adegas, o premiado 120 é criado para honrar o caráter heróico dos patriotas".

Vamos ao vinho: visualmente mostrou uma cor rubi profunda com reflexos violáceos, lágrimas finas, lentas e abundantes. No nariz a fruta escura apareceu mesclada com a especiaria e suave toque de tostado. Em boca ele apareceu leve, repetindo a fruta, seguida de toques de pimenta; taninos redondos e muito intensos, em harmonia com álcool e acidez. Final de corpo médio-longo com a fruta e a madeira bem integradas e aparecendo no retrogosto.

O vinho foi degustado com Fernanda e o amigo Juberlan, que trouxe a garrafa. Harmonizamos com um belo Baby Beef.
 
O Rótulo

Vinho: Santa Rita 120
Tipo: Tinto
Castas: Carménère
Safra: 2010
País: Chile
Região: Valle del Maipo
Produtor: Viña Santa Rita
Graduação: 14,2%
Onde comprar: Grand Cru
Preço médio: R$ 35,00 (Essa foi Presente)
Temperatura de serviço: 16º
Pontuações: 88 WS

Nenhum comentário:

Postar um comentário