segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Governo Brasileiro regulariza classificação do vinho colonial

O governo brasileiro irá regulamentar a produção e classificação dos vinhos fabricados por produtores familiares e permitirá que o rótulo receba a denominação de Vinho Colonial. A medida pretende diminuir o alto índice de informalidade dos agricultores familiares e uniformizar o procedimento de produção.
 
Com a ação, o Ministério agiliza a regulamentação, uma vez que a produção e a venda desses produtos já ocorrem. "O que faremos é dar reconhecimento ao produtor, ou seja, traremos a legalidade para os estabelecimentos que hoje estão informais. O resultado é um produto mais competitivo para a comercialização, observando as condições de higiene e sanitárias e, com isso, a segurança alimentar no processamento de alimentos e bebidas", destacou o ministro Mendes Ribeiro Filho.
 
Os produtores, por sua vez, terão de seguir algumas exigências, como a que estipula que o Vinho Colonial seja elaborado com no mínimo 70% de uva produzida na propriedade da família de origem, numa quantidade de até 20 mil litros ao ano pelo produtor. A comercialização do produto também deverá obedecer a regras específicas, como por exemplo, a que não permite a venda para estabelecimentos comerciais, ou seja, a comercialização será diretamente ao consumidor final.
 
Fontes: Revista Adega e Google Imagens

Nenhum comentário:

Postar um comentário