quinta-feira, 28 de julho de 2016

É possível comprar vinhos de qualidade com mais economia

Desde o início do ano os consumidores puderam perceber um aumento no valor das “bebidas quentes”. Isso aconteceu porque no fim de 2015 houve uma mudança na cobrança do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), gerando aumentos de 15% a 30% nos preços dos vinhos. Com esses aumentos e o preço do dólar mais elevado, muitas pessoas tiveram que encontrar alternativas para os seus vinhos preferidos.
 
No entanto, isso não quer dizer que a qualidade tenha que ficar de lado no momento de comprar um rótulo para uma ocasião especial ou para degustar em situações mais prosaicas. Afinal, as noites mais frias de inverno são um convite para aproveitar uma garrafa de um bom vinho.
 
Conheça algumas dicas para driblar os preços mais altos e encontrar vinhos de alta qualidade com preços mais baixos. E aproveite, com moderação, os melhores sabores.
 
Preço não significa qualidade
 
O primeiro passo para escolher um bom vinho com mais economia é entender que os preços não estão intimamente ligados à qualidade da bebida. Os preços variam por diversos fatores e o melhor vinho para cada situação sempre será uma opinião pessoal. Por isso é sempre válido manter sua cabeça e seu paladar abertos ao novo.
 
Entre os fatores que interferem no preço estão a dificuldade para se produzir um vinho e os materiais empregados na produção. Vinhos de rápida maturação são perfeitos para várias situações e isso não desmerece o sabor da bebida, ao mesmo tempo em que eles podem chegar ao comércio com preços mais baixos e acessíveis.
 
As bebidas com valores maiores normalmente levam mais tempo para serem produzidas e precisam de cuidados especiais para chegar até à maturação mais adequada. Isso faz com que o preço fique mais elevado, tanto para cobrir os custos de produção quanto para garantir maior retorno aos produtores. Portanto, mantenha a cabeça aberta a todos os sabores antes de decidir qual é o melhor.
 
Procure em supermercados e lojas especializadas
 
Os supermercados conseguem, geralmente, oferecer preços mais baixos do que lojas especializadas, uma vez que podem comprar vinhos em maior quantidade. Assim, conseguem um poder de barganha igualmente maior, repassando esses descontos ao preço final. Ou seja, o preço que seus consumidores têm acesso.
 
Você consegue encontrar vinhos de boa qualidade em supermercados pelo preço de até R$ 60,00, normalmente. Já nas lojas especializadas, por contarem com uma seleção especial, você conseguirá encontrar vinhos de todas as faixas de preços, até mesmo promoções feitas de tempos em tempos, com uma maior variedade de rótulos.
 
Apesar de normalmente as pessoas criarem o consenso de que o supermercado é mais barato, visitar uma loja especializada pode render excelentes surpresas para os gostos mais refinados.
 
Conheça mais da área
 
Uma das dicas essenciais para que você consiga mais economia e, principalmente, possa reconhecer qual é a maior economia, é conhecer mais a área de vinhos. Para isso, você pode buscar mais informações em sites, blogs e e-commerces do gênero, onde estarão dicas e promoções. Com essa base será possível reconhecer ofertas com preços realmente atraentes, além de saber quais são os bons vinhos e comprar com o melhor custo-benefício.
 
Além disso, ao pesquisar na internet em lojas especializadas, você consegue verificar o preço de vários rótulos e fazer uma comparação entre as diferentes opções. Em sites mais completos, você poderá inclusive receber sugestões de harmonização e, assim, encontrar não apenas preços bons, mas também aquele vinho que atenderá as suas necessidades.
 
Diferentemente de outras bebidas, os vinhos possuem uma grande variedade de marcas e uvas. Por isso é sempre possível ter boas surpresas ao buscar um novo produto, quando se tem um certo grau de conhecimento sobre a bebida.
 
Faça parte de programas de fidelidade
 
Outra maneira de conseguir descontos ainda mais atraentes é se cadastrando em programas de fidelidade dos supermercados. Com isso, você receberá as melhores ofertas, podendo até mesmo participar de eventos voltados ao assunto no caso dos mercados mais “gourmet”. Em alguns, você receberá grandes descontos na aquisição de garrafa, comprando excelentes vinhos por até 50% a menos do que clientes não registrados nos programas.
 
Conheça também os benefícios do seu cartão de crédito. Muitas companhias, principalmente no caso de cartões voltados para clientes de categorias especiais do banco, oferecem programas de pontuação que podem ser trocados por vários produtos ou até mesmo em categorias especiais para amantes de vinhos.
 
Conheça os rótulos nacionais
 
A vitivinicultura brasileira tem sido um motivo de orgulho para o país. Cada vez mais premiada e reconhecida internacionalmente, a tradição de vinhos brasileiros está cada vez mais forte, produzindo bebidas com alto padrão de qualidade e preços mais atraentes, uma vez que, em muitos casos, não conta com a variação do dólar para chegar até as lojas.
 
Portanto, aposte nos vinhos brasileiros e experimente as diferentes adegas. A produção na Serra Gaúcha está cada vez mais diversificada, oferecendo excelentes vinhos tintos, brancos e espumantes, agradando até mesmo os paladares mais exigentes.
 
Mais economia com vinhos importados
 
Se ainda assim você não quiser abrir mão dos vinhos importados, ou só deseja variar suas escolhas para datas mais especiais, saiba quais são os países que oferecem garrafas mais baratas. É possível encontrar vinhos de diversas nacionalidades com superofertas, principalmente em promoções em lojas especializadas. Vinhos italianos, franceses e espanhóis de qualidade, por exemplo, podem custar em torno de R$ 40,00 em ocasiões especiais.
 
Porém, normalmente você encontrará os vinhos latinos com bons preços. Chilenos e argentinos, principalmente pela facilidade com que chegam ao Brasil, costumam ter preços bem competitivos, até mesmo quando se trata de rótulos nacionais.
 
Escolha uma nacionalidade e pesquise as opções
 
Uma boa maneira de conhecer mais vinhos é criar filtros em sua busca que permitam que as novidades apareçam. Comece selecionando uma nacionalidade e, dentro das suas opções, pesquise aquelas que são mais baratas. Selecione as garrafas com os mesmos preços, mas de uvas diferentes, educando seu paladar e ao mesmo tempo compreendendo quais são os vinhos que mais o agradam.
 
Cadastre-se em um clube de vinho
 
Para quem gosta de novidade e qualidade, fazer parte de um clube de vinho é uma excelente oportunidade de receber novos rótulos com preços mais baixos. Isso porque todos os meses você receberá uma quantidade definida de garrafas diferentes, de acordo com o valor pago e com o acordo feito diretamente com o clube.
 
Dessa forma, você sempre terá mais opções para degustar e saborear novos vinhos, além de receber informativos especiais que o ajudarão a conhecer mais sobre a área.
 
Fonte: Jornal Agora

Nenhum comentário:

Postar um comentário