terça-feira, 10 de maio de 2016

Vendas de vinho do Porto no Brasil caem para metade

As exportações portuguesas de vinho do Porto para o Brasil sofreram no primeiro trimestre deste ano uma forte queda, recuando 51,5% em comparação com o mesmo período do ano passado, segundo o IVDP - Instituto dos Vinhos do Douro e Porto.
 
 
De janeiro a março os vinhos do Porto faturaram apenas 461 mil euros no Brasil, menos de metade do valor de vendas do primeiro trimestre de 2015. A queda deixou o Brasil na 13ª posição entre os maiores mercados mundiais de vinho do Porto.
 
O Brasil, que já chegou a estar entre os dez maiores compradores do mundo de vinho do Porto, representa em 2016 apenas 0,7% das vendas mundiais deste produto vinícola.
 
Os dados do IVDP mostram que no total as vendas globais de vinho do Porto de janeiro a março ascenderam a 68,1 milhões de euros, mais 1,1% do que em igual período do ano passado.
 
Apesar de uma queda de 2,7% da procura, França continuou a ser o maior mercado para os produtores de vinho do Porto. Em segundo lugar, e com um crescimento de quase 22%, surge Portugal. O terceiro maior mercado é a Holanda, que no primeiro trimestre teve um crescimento das vendas de vinho do Porto de 8,7%.
 
Bélgica, Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha, Canadá, Dinamarca e Suíça completam o lote dos dez maiores mercados mundiais do vinho do Porto. Também à frente do Brasil no consumo de vinho do Porto estão Espanha e Itália, segundo o IVDP.
 
Entre os 25 maiores mercados de venda de vinho do Porto o Brasil foi o que registou a maior queda durante o primeiro trimestre. A maior subida, de 92%, foi registada pelo México, apesar de este país ser apenas o 24º destino do tradicional produto luso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário