quinta-feira, 3 de março de 2016

Uma garrafa de vinho em cada cinco é italiana

Em 2015, uma garrafa de vinho em cada cinco no mundo foi produzida na Itália, que exportou 5,4 bilhões de euros, um recorde, com um aumento de 575% ao longo de 30 anos, de acordo com um estudo publicado nesta quarta-feira.
 
A Itália tornou-se em 2015 o maior produtor mundial de vinho, seguido pela França, anunciou em outubro a Organização Internacional do Vinho (OIV), afirmando que a produção transalpina havia aumentado 10% no ano, para 48,9 milhões de hectolitros, quando a da França estagnou em 47,3 milhões.
 
De acordo com um relatório apresentado em Roma pela Coldiretti, a principal confederação italiana de agricultores, a Itália é agora o maior exportador de vinho.
 
"Trinta anos depois do escândalo do 'vinho de metanol'", que viu em 1986 o envenenamento de dezenas de pessoas por causa de um vinho de mesa adulterado, afetando a imagem de todo o vinho italiano, os tintos, brancos, rosés e espumantes "made in Italy" fizeram a sua revolução, "melhoraram em qualidade", graças a uma diminuição na primeira produção e aumento dos controles, para conquistar o mercado mundial, comemora Coldiretti.
 
Este salto de qualidade foi acompanhado por um aumento das denominações: 66% das garrafas vendidas no exterior são "classificada", em DOG/DOC (Denominação de Origem Garantia/Controlada) ou IGT (Indicação Geográfica Típica). A Itália é o primeiro país da Europa por número de vinhos "classificados" (73 DOCG, 332 DOC e 118 IGT).
 
Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário