quinta-feira, 17 de março de 2016

Produtores de vinho de altitude promovem seminário


Produtora Carolina Rojas Ferraz.







Três dos maiores especialistas nacionais sobre denominação de Origem dos Vinhos estão em São Joaquim nesta quinta-feira, dia 17, e sexta-feira (dia 18) para ministrar palestras dentro da programação da 3ª Vindima de Altitude. O Seminário Denominação de Origem dos Vinhos de Altitude de Santa Catarina será conduzido pelos técnicos da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) José Fernando da Silva Protas, Jorge Tonietto e Mauro Zanuz.

A realização é da Vinho de Altitude – Produtores Associados, em parceria com Embrapa, Epagri e Sebrae SC. Essa é a primeira etapa do processo que deve durar cerca de três anos para a conquista de um selo de garantia da procedência dos vinhos produzidos na altitude catarinense. “Depois dos 15 primeiros anos de plantio, a denominação de origem será o grande salto para consolidar as características e a qualidade dos nossos vinhos: o consumidor vai saber exatamente o que está comprando e isso certamente vai estimular as vendas e os negócios da vitivinicultura do Estado”, afirma Acari Amorim, presidente da Vinho de Altitude.
 
 O estudo minucioso será coordenado pela Embrapa, com o apoio do Sebrae SC e Epagri, envolvendo ainda outras instituições públicas e privadas. Serão analisadas características como clima, geografia e solo, que garantem os diferenciais do vinho catarinense de altitude como cor, aroma e sabor.
 
Ao todo, a produção de uvas de altitude – acima de 900 metros do nível do mar – conta com mais de 600 hectares plantados. Em 2016, a safra, que acontece entre os meses de março e maio, deverá ser cerca de 1,2 milhão de toneladas. As principais uvas produzidas são Cabernet Sauvignon, Merlot, Chardonnay e Sauvignon Blanc. Das 35 vinícolas na área de atuação da Vinho de Altitude – Produtores e Associados, 20 já comercializam cerca de 150 rótulos, alguns premiados no Brasil e exterior. Juntas, produzem 1,2 milhão de garrafas/ano e possuem faturamento anual de cerca de R$ 200 milhões.
 
A 3ª Vindima de Altitude acontece até 27 de março, sempre aos finais de semana (de sexta a domingo). É uma realização da Vinho de Altitude – Produtores e Associados e Ministério da Cultura, por meio da Lei Rouanet, com patrocínio da Souza Cruz, Tractebel, Bragagnolo e Zanotti. Conta com o apoio do BRDE, Sebrae/SC e do Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte, Santur e Epagri.
 
Fonte: Economia SC

Nenhum comentário:

Postar um comentário