sábado, 12 de março de 2016

Rio Sol Brut: o Espumante produzido com syrah às margens do Velho Chico

Já provou um espumante 100% syrah? E um espumante 100% syrah produzido no Paralelo 8, às margens do Rio São Francisco em pleno sertão nordestino? Se suas respostas foram não e ainda por cima você torceu o nariz, posso te garantir que não sabe o que está perdendo.
 
O espumante em questão é o Rio Sol Brut, produzido na Vitivinícola Santa Maria, um projeto da Vinibrasil que nasceu em 2002. Um empreendimento pioneiro e que tem tudo de novo: a região (sertão nordestino), o clima (semi-árido) e a latitude (paralelo 8). Tal como foi classificado por Jancis Robinson, este vinho não é do "Novo Mundo", mas sim de uma nova categoria chamada "Nova Latitude".
 
A Syrah foi a casta que melhor se adaptou ao Vale do São Francisco. O método de produção: o Charmat, com primeira fermentação em tanques de inox e segunda fermentação em autoclaves por 30 dias e mais 30 dias de contatos com as leveduras.
 
Na taça apresentou cor amarelo palha com reflexos dourados, boa formação de espuma e perlage fina e persistentes.
 
No nariz mostrou boa intensidade de aromas, sendo marcante a presença de flores brancas seguidas notas de frutas cítricas e topicais e leve toque de frutas secas.
 
Em boca um borbulhante leve, refrescante e fácil de beber. Apresentou um palato equilibrado e com repetição das notas olfativas. Final de boca de média persistência e agradável frescor.
 
O Rótulo Vinho: Rio Sol Brut
Tipo: Espumante
Casta: Syrah
Safra: Não safrado 
País: Brasil
Região: Vale do São Francisco
Produtor: Vini Brasil e Dão Sul
Graduação: 12%
Onde comprar: Wine in Pack
Preço médio: R$ 40,00
Temperatura de serviço: 8°
Premiações: Medalha de Prata no Concurso Internacional de Vinhos do Brasil 2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário