terça-feira, 1 de março de 2016

Grandes mulheres do mundo do vinhos

 O dia 8 de março passou a ser comemorado mais intensamente na década de 60, com o avanço do movimento feminista, ganhando força ao longo do século XX. A consagração do direito de manifestação pública veio com o apoio internacional, em 1975, quando a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu oficialmente a data como o Dia Internacional da Mulher.

Poderosas, as mulheres tomam frente do mundo dos negócios e no mercado de vinho não poderia ser diferente. Para comemorar a data, a Inovini - divisão de vinhos da importadora Aurora - destaca algumas vinícolas do seu portfólio onde a presença feminina é, ou foi fundamental no comando dessas empresas. Da força da portuguesa Dona Antónia, que revolucionou a região do Porto com a Ferreira no século XIX, até a fibra da italiana Marilisa Allegrini, do consagrado grupo Allegrini, conheça a história de cada uma delas:
 
DONA ANTÓNIA FERREIRA (FERREIRA PORTO)

Referência desde 1751, a Ferreira foi fundada pela família que lhe dá nome e é há séculos sinônimo de vinho português de alta qualidade. Herdeira do fundador da Ferreira, Antónia Adelaide, a famosa Dona Antónia, aos 33 anos assumiu os negócios da família, mas não se limitou a gerir uma herança. Ela fortaleceu e aumentou a empresa graças ao seu espírito empreendedor e carisma, ainda hoje referências em Portugal.

A Ferreirinha também teve notoriedade por sua preocupação com os funcionários da vinícola e por sua atividade de assistência social. Em 1988, os seus descendentes decidiram criar um prêmio que perpetuasse a sua memória. Até hoje, o prêmio anualmente distingue mulheres portuguesas cujos valores pessoais e profissionais se identifiquem com o perfil da vida e obra da “Ferreirinha”, marcado pelo empreendedorismo e valores humanistas.

 
MARILISA ALLEGRINI (ALLEGRINI)
 
 
A família Allegrini desempenha o papel de protagonista na história do vinho do Vêneto desde o século XVI. Muito do que a Allegrini é hoje se deve à inteligência, trabalho árduo e visão de Giovanni Allegrini, o homem que formulou as bases do eficiente e inovador projeto agrícola da empresa e investiu em vinhedos com terroirs excepcionais. Os filhos de Giovanni – Franco, Walter (in memoriam) e Marilisa herdaram seu amor pela terra, consolidando e expandindo o projeto agrícola do pai.
 
A frente da vinícola, Marilisa Allegrini com muita paixão, capricho e trabalho, liberou a expansão do grupo Allegrini para além de Valpolicella. “Aventurando-se” na Toscana: em 2001, junto com seu falecido irmão Walter, ela fundou a Poggio al Tesoro, em Bolgheri. Já em 2006, adquiriu a San Polo, uma linda propriedade em Montalcino.
 
SILVIA FRANCO (NINO FRANCO)
 
 
Antonio Franco fundou a “Cantine Franco” em 1919 no município de Valdobbiadene, localizado na região pré-alpina do Vêneto e famoso por seus espumantes. A vinícola da família Franco se orgulha de ser uma das mais antigas produtoras de vinho de Valdobbiadene e, graças a uma cuidadosa e sábia gestão, vem crescendo e evoluindo ao longo de quatro gerações. Antonio fundou a casa, Nino a expandiu e rebatizou, e Primo, ajudado por sua mulher Annalisa e, atualmente, também por sua filha Silvia Franco, vem incrementando a performance da vinícola durante as três últimas décadas.
 
ALEXANDRA E STÉPHANIE DE NONANCOURT (LAURENT-PERRIER)
 
A Laurent-Perrier está na vanguarda da produção de Champagnes únicos e elegantes e vem dedicando sua história e know-how à construção dessa que é uma das casas mais respeitadas de Champagne e, também, a maior vinícola familiar da região. Laurent-Perrier é sofisticação, elegância, história e tradição, mas, acima de tudo, é Champagne de elevada qualidade! Hoje a vinícola está sob o comando das irmãs Alexandra Pereyre de Nonancourt e Stéphanie Meneux de Nonancourt, filhas de Bernard de Nonancourt, criador do estilo atual da casa e de seus produtos mais vanguardistas, como o Cuvée Rosé e o Cuvée Grand Siècle.
 
Atualmente, os esforços das duas poderosas irmãs estão focados em perpetuar os rigorosos padrões de seu pai, além da elegância e da independência da Casa, ao mesmo tempo em que preservam a visão epicurista da marca.
 
CAROLINA E YOLANDA GARCÍA VIADERO (VALDUERO)
 
A Valduero é uma bodega familiar e uma das primeiras da D.O. Ribera del Duero, fundada por Gregorio García Álvarez em 1984 no pequeno vilarejo de Gumiel de Mercado. A Valduero é uma bodega consagrada pelo público consumidor e especialistas, é o que atestam as diversas medalhas de ouro e prata conquistadas nos mais respeitados concursos internacionais.
 
Atualmente a vinícola é comandada pelas irmãs Carolina e Yolanda García Viadero (única mulher membro do Pleno del Consejo de la Ribera del Duero).
 
BEATRIZ PANIAGUA (FINCA CONSTANCIA)
 
Uma das mais jovens estrelas da constelação González Byass, a Finca Constancia é o ponto culminante de um projeto cujo protagonista é o vinhedo, em um conceito de château do século XXI. A adega foi construída em 2006 utilizando as técnicas mais modernas e tudo foi pensando para privilegiar a qualidade do vinho. Beatriz Paniagua é a enóloga da vinícola, que já recebeu numerosos prêmios, apesar da pouca idade, como os 91 pontos do vinho Finca Constancia Selección 2011.
 
 
Fontes: LEGNANI RP e INOVINI

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário