sexta-feira, 4 de março de 2016

Papa do vinho branco, Denis Dubourdieu é homem do ano da 'Decanter'

Um cientista, proprietário de vinhedos e produtor de vinhos que também é agrônomo e professor de enologia. Às designações acima, todas a respeito do francês Denis Dubourdieu, pode-se acrescentar "homem do ano" da revista inglesa Decanter, uma das maiores honrarias (se não a maior) do mundo do vinho.
 
Considerado um dos maiores especialistas em vinificação de brancos, ele administra as propriedades da família em Bordeaux (entre elas Château Reynon, Doisy-Däene e Clos Floridène) com o auxílio da mulher e dos dois filhos, além de prestar serviços como consultor para inúmeras vinícolas como Château d’Yquem, Cheval Blanc e Margaux (Pavillon Blanc).
 
Nascido em 1949, é professor de enologia na Universidade de Bordeaux desde 1987, responsável por formar gerações de enólogos, publicou mais de 200 artigos científicos, e fundou o Institut des Sciences de la Vigne et du Vin em 2009, um prestigioso centro de pesquisa.
 
Seus estudos têm se concentrado principalmente em leveduras, aromas e colóides. Pesquisa também as causas da oxidação prematura em tintos e brancos, as notas vegetais e de pimentão verde típicas da submaturação, as moléculas responsáveis pelos aromas da Sauvignon Blanc e outras variedades, a estrutura molecular de vinhos com podridão nobre, e as melhores práticas no vinhedo e durante a fermentação para assegurar os vinhos mais aromáticos na taça. Por essas e por outras, foi citado em mais de 7 mil artigos ao redor do mundo.
 
Em uma entrevista à publicação inglesa, Dubourdieu se mostrou um amante da inovação. “Um dos maiores prazeres de ser um produtor de vinhos é que sempre há espaço para experimentação. A última coisa que você quer de um piloto de avião é inovação, mas na vinificação você pode se divertir experimentando diferentes técnicas”, afirmou.
 
Entre suas muitas alcunhas - o Professor de Bordeaux, o Papa do Vinho Branco - é também conhecido como o socialista do vinho, pelos preços que pratica em seus rótulos.
 
Por: Isabelle Moreira Lima
Fonte: Paladar

Nenhum comentário:

Postar um comentário