sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Santa Catarina: em busca de uma uva emblemática

Santa Catarina ainda é uma criança na produção de vinhos finos e espumantes, com 15 anos de história, quando comparada a regiões da França e Itália que produzem a bebida há centenas de anos. Ganha, no entanto, reconhecimento crescente em qualidade, tecnologia e prêmios pelo mundo, mesmo sem ter encontrado ainda uma uva emblemática.
 
Essa expressão é usada para definir a fruta que será a principal imagem do vinho fora do país, como acontece com a malbec na Argentina e a carménère no Chile. Por isso, Santa Catarina busca uma uva que identifique a produção das vinícolas do Estado.
 
Levantamento ajuda a determinar identidade
 
Os produtores do Estado podem ter dado um passo à frente nessa busca. Os resultados de uma pesquisa realizada de 2010 a 2014 feita em parceria pela Fundação Edmund Mach, da Itália, o instituto alemão JKI, de pesquisa em vinhedos e vinhos, a Epagri e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) foram apresentados no I Seminário Internacional de Vitivinicultura, realizado em Videira esta semana.
 
Santa Catarina já planta cabernet sauvignon, merlot, malbec, entre outras variedades. Mas os resultados das pesquisas mostram outras uvas com grande potencial de produtividade, sabor, acidez equilibrada e P.H. controlado, selecionadas dentro de uma análise com 103 variedades.
 
Entre as uvas para vinhos brancos, aparecem as variedades vermentio, verdichio e greco di tufo, bem adaptadas para a produção de espumantes. Entre as tintas, bons resultados foram obtidos com a espécie rebo e sangiovese.
 
Barbera, da Itália, é uma alternativa
 
Uma das opções levantadas para a produção de vinho em Santa Catarina foi uma variedade italiana chamada barbera. De cor rubi e sabor frutado, é adaptada a climas mais quentes.
 
É uma variedade muito adaptável. Pode ser usada pura na produção do vinho ou em composições em outras variedades — diz Claudio Fenocchio, produtor italiano de vinho que participou do seminário.
 
Por Tiago Santaella
Fonte: DC

2 comentários:

  1. Muito bom material informativo. Cumprimentos pelo esforço de projetarmos cada vez mais nossos vinhos do Brasil.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom material informativo. Valoriza e divulga nossos vinhos do Brasil que a cada dia ocupam mais e melhores espaços em todo mundo.

    ResponderExcluir