terça-feira, 1 de setembro de 2015

Fraldinha com provolone, a carne para acompanhar seu vinho tinto

A Fraldinha está entre os cortes bovinos que mais gosto, não só pela sua maciez como também pelo seu preço, sendo sem sombra de dúvida a carne com melhor custo versus benefício que existe.
 
Gosto de preparar ela de diversas formas: só com sal para o churrasco, com sal, alho e mix de pimentas para assar ou testar novas e deliciosas formas, como foi o caso de uma fraldinha recheada com provolone que fiz para acompanhar o Eolo Gran Reserva Tannat 2009, um belo varietal desta potente casta, produzido no Uruguai.
 
A carne é macia, suculenta e apesar de preferir remover sua gordura para o preparo eu acho que ela acompanha super bem os tintos de corpo médio e encorpados, ainda mais esta receita de hoje que leva o provolone.
 

Fraldinha com Provolone
 
Ingredientes
 
1. Uma peça de Fraldinha (de aproximadamente 1.200g já limpa)
2. Sal grosso a gosto
3. Mix de pimenta do reino a gosto
4. Queijo provolone (100g)
5. Uma cebola média
6. Seis dentes de alho
7. Um maço de coentro ou salsa
8. Um ramo de tomilho
9. Uma colher de sopa de manteiga
10. Azeite
 
Modo de Preparo
 
Divida a peça de fraldinha em duas partes e com cuidado abra cada parte ao meio, respeitando o sentido das fibras. Em seguida tempere com sal grosso triturado e o mix de pimenta do reino a gosto de ambos os lados. Corte o provolone em bastões finos e distribua ao longo da carne e enrole, distribua novamente o queijo e enrole, repita o processo até o fim da manta de carne. Após terminar de colocar o queijo e enrolar a carne amarre com barbante para que a peça de carne não perca a forma e o queijo saia durante o preparo.

Em um processador coloque a cebola, o alho, a manteiga, o coentro ou a salsa e o tomilho. Triture tudo até formar uma pasta homogênea. Em seguida passe em toda a carne e reserve por 30 minutos.

Aqueça o azeite e asse a carne virando de maneira que todos os lados fiquem assados. Recomendo que ela fique mal passada ou de mal passada para ao ponto.

Com o caldo que sobrar na panela aonde a carne foi assada você pode preparar um molho de vinho e servir com a carne e até com pães.

Agora é só por a mão na massa, testar e depois passar por aqui para dizer o que achou.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário