quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Decanter: peça de decoração ou acessório para serviço do vinho?

Decanter é um recipiente de fundo largo e abertura estreita utilizado para separar sedimentos de um determinado líquido.
 
São comuns as confusões sobre a utilização do decanter. Muitos pensam que esse acessório não passa de uma bela peça decorativa ou que serve apenas para servir água, quando na verdade esse charmoso item pode fazer toda a diferença no momento da degustação de um vinho.
 
Usado desde a Antiguidade, o decanter é essencial para quem aprecia vinhos. Basicamente, seu uso se faz necessário em dois casos: para filtrar o vinho separando os sedimentos e também para arear a bebida, aumentando o contato com o ar.
 
A maioria dos vinhos que consumimos hoje já passou por excelentes processos de filtragem, mas os vinhos de guarda (aqueles que melhoram com o envelhecimento em garrafa) precisam ser decantados. Embora não exista uma regra exata do tempo que um vinho precisa ter para ser decantado, os fermentados com dez anos ou mais que apresentem sedimentos costumam se encaixar nessa categoria. Já os vinhos super envelhecidos são uma exceção – se esses forem decantados, podem perder as características que ganharam ao longo de décadas.
 
O decanter também entra em cena na situação contrária, quando o vinho está jovem demais, precisando ser “amaciado”. Nesse caso, tem a função de acelerar a aeração do vinho (o contato com o ar), que dentro da garrafa é muito lenta, uma vez que ocorre somente pelos poros da rolha de cortiça. Em situações como essa (que costumamos chamar de vinho “fechado”), o resultado do processo de oxidação acelerado é um vinho com sabores e aromas muito mais perceptíveis.
 
Como usar o decanter
 
No caso dos vinhos de guarda
 

Antes de tudo, é preciso tirar a garrafa da adega e colocá-la em posição vertical por algumas horas ou até por um dia inteiro para que as borras fiquem depositadas no fundo da garrafa. Em seguida, remova a rolha sem erguer ou girar a garrafa. Depois, incline-a com muito cuidado, transferindo uma pequena parte do líquido para o decanter, mas sem que os sedimentos se misturem ao vinho. Use essa quantidade de bebida para limpar o decanter, assegurando-se de que ela circule por toda a parte interna do recipiente.
 
Com muita cautela para que as borras não caiam, despeje o restante de vinho nas bordas do decanter, evitando que a bebida toque o fundo do acessório. Continue com esse procedimento até a hora em que os sedimentos estiverem perto do gargalo da garrafa – essa é a hora de interromper o processo. Você pode usar a luz de uma vela ou de uma pequena lanterna para enxergar os sedimentos.
 
O que restar na garrafa não deve ser consumido, mas isso não é um desperdício, já que o vinho a ser consumido será nobre, livre de depósitos que podem prejudicar a degustação.
 
No caso dos vinhos muito jovens
 
No caso dos vinhos que precisam ser aerados, o decanter é utilizado de outro modo. Comece abrindo a garrafa e transferindo apenas um dedo de taça para o decanter. Tente fazer com que o líquido percorra toda a parte interna do recipiente para aumentar o contato da bebida com o ar.
 
O vinho utilizado nesta primeira etapa precisa ser descartado para que no próximo passo todo o conteúdo da garrafa seja colocado no decanter. Nesta fase, você pode agitar o decanter da mesma maneira como faz com a taça. Por fim, deixe o vinho descansar de 20 minutos a 1 hora. Vale lembrar que essa é apenas uma regra geral, já que o tempo em que o vinho precisa permanecer no decanter varia conforme sua juventude e nada melhor do que acompanhar o comportamento do vinho durante todo esse processo.
 
Como escolher um decanter
 
Os mais diversos formatos e tipos de decanter podem ser encontrados no mercado, mas o modelo clássico é aquele com bojo bem largo e bocal em forma de funil. Esse é o tipo de decanter mais indicado e eficiente, apesar desse acessório ser encontrado nas formas mais criativas possíveis (no formato de galhos e animais, por exemplo).
 
Existem duas capacidades para esse acessório – garrafa tamanho padrão (750 ml) e garrafa magnum (1500 ml), mas sempre deve haver espaço para troca de ar. Quanto ao material, são recomendados os feitos de cristal ou vidro. Além de serem mais bonitos, permitem que o vinho seja observado claramente, o que não acontece com decanters opacos ou de metal.
 
Aprenda a limpar seu decanter
 
Por conta da delicadeza do decanter, a limpeza precisa ser feita com muita cautela. Considerando que o formato do decanter dificulta e muito a tarefa de quem quer limpá-lo, deve-se tomar cuidado redobrado para não deixar nenhum vestígio de sujeira no fundo do acessório. Detergentes e sabonetes são proibidos, tente primeiro enxaguar com muita água. Se isso não for suficiente, opte por gelo picado ou bicarbonato de sódio com água quente, depois agite. Para secar, coloque o decanter com o gargalo voltado para baixo.
 
Fonte: Carlos Cabral e Google Imagens

Nenhum comentário:

Postar um comentário