terça-feira, 15 de setembro de 2015

Definitivamente o melhor Carménère que já provei

Parece que foi ontem que tivemos um WINEBAR com três vinhos da Arboleda e fico até envergonhado em dizer que foi em junho e só depois de três meses encontrei tempo para escrever sobre o terceiro e último vinho degustado na ocasião, o Arboleda Carménère.
 
Só para refrescar a memória, na ocasião o Daniel Perches entrevistou a Maria Eugênia Chadwick, filha de Eduardo Chadwick, proprietário da jovem Viña Arboleda, imbicada na região do Aconcagua. Na ocasião foram degustados o Chardonnay, o Pinot Noir e o Carménère.
 
As uvas que deram origem ao Arboleda Carménère foram colhidas e classificadas manualmente de maneira cuidadosa em mesas de seleção e levadas a tanques de aço inoxidável para a fermentação a temperaturas que variaram de 26°C à 30°C. Foram realizados remontages regulares para extrair cor, taninos e aromas das peles das uvas, conferindo-lhe, assim, a estrutura, o suporte e os aromas desejados ao vinho. Tudo isso permite realçar a já excelente expressão das características de frutas frescas no vinho. Após um período de maceração de 25 dias, 60% da mescla foi levada diretamente a barricas novas de carvalho, das quais 46% eram americanas e 54% eram francesas, nas quais o vinho envelheceu por 12 meses.
 
Na taça o vinho apresentou uma coloração rubi escura com tons violáceos, ficando bem evidente que as uvas passaram por uma boa. Completando o visual o halo era vermelho e as lágrimas abundantes finas e rápidas.
 
No nariz intenso e elegante assim como os outros dois exemplares; mostrou uma paleta de aromas rica, onde foi possível observar notas de fruta madura como amora e goiaba, seguido de notas de eucalipto, folhas secas, pimenta preta seca, bala de café, tabaco, cedro, baunilha e tostado. Tudo bem integrado e o que melhor, sem aquelas notas de pimentão verde, tão comumente encontradas nos exemplares com esta casta e que não me agradam e contribui para que experimente poucos exemplares carménère.
 
Em boca apresentou corpo médio, taninos presentes, porém já amaciados, sedosos, aveludados, levemente adocicados e em uma ótima sintonia com a acidez e os 14% de álcool, que definitivamente não apareceram. O paladar foi marcado pela fruta e as notas de folha seca e especiarias. Final de boca seco e de longa persistência.
 
Esse foi simplesmente o melhor Carménère que já degustei e depois deste fiquei com vontade de provar outros com a mesma qualidade e harmonia.
 
Harmonizamos com uma picanha bovina assada e o vinho cumpriu bem o papel.
 
 
O Rótulo

Vinho: Arboleda
Tipo: Tinto
Castas: Carménère
Safra: 2011
País: Chile
Região: Aconcagua Costa
Produtor: Arboleda
Graduação: 14%
Enólogo: Eduardo Chadwick
Onde comprar: Expand
Preço médio: R$ 125,00
Temperatura de serviço: 18°



Nota:

O vinho foi enviado pela Expand em ocasião do WINEBAR com os vinhos da Viña Arboleda.
 
Para conferir como foi este WINEBAR basta conferir os vídeo abaixo.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário