domingo, 6 de setembro de 2015

Celebre o "Port Wine Day"

O Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto I. P. (IVDP) promove, a 10 de setembro, a mais uma edição do Port Wine Day, uma grande celebração internacional do vinho do Porto.
 
Foi precisamente neste dia, em 1756, que foi criada aquela que é região vitivinícola demarcada e regulamentada mais antiga do mundo, o Alto Douro Vinhateiro, através da criação da Companhia Geral da Agricultura das Vinhas do Alto Douro, entidade criada pelo então primeiro ministro português Marquês de Pombal.
 
A real Companhia Velha, como tamém é conhecida a entidade, era responsável pela regulamentação das vinhas da região do Alto Douro e possuia exclusividade da produção, taxação e distribuição dos vinhos, que viriam a ser conhecidos mundialmente como "Vinhos do Porto".
 
De acordo com o presidente do IVDP, “o Port Wine Day é uma homenagem ao vinho do Porto e à Região Demarcada do Douro, aos produtores, aos comerciantes e a todos os intervenientes que ao longo da história consolidam o vinho do Porto como embaixador da região, da cidade e do país no mundo. Esta é uma grande festa que celebra a denominação de origem Porto e que gostaríamos de realizar anualmente”, conclui Manuel de Novaes Cabral.
 
Você já sabe qual porto vai abrir para celebrar esta data?
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário