quarta-feira, 9 de setembro de 2015

A Regularidade do Chateau du Barry Rouge 2012

Há cerca de uma ano tive a oportunidade de provar o vinho Chateau du Barry 2009 e hoje falar sobre a safra 2012 posso afirmar que, apesar de uma certa disparidade na qualidade das safras, o vinho manteve a regularidade e qualidade.

O Chateau du Barry está localizado há cerca de 20 km da cidade de Bordeaux, mais precisamente na pacata aldeia de Guillac, um povoado de menos de 200 moradores. Nos solos calcários, Joël Barreau e sua equipe utilizam métodos tradicionais de vinificação para produzir este vinho, que é uma autêntica representação deste excelente terroir.
 
Na taça o vinho apresentou cor granada intensa com reflexos púrpura e formação de  lágrimas com certa viscosidade, daquelas que tingem as paredes da taça.
 
No nariz o líquido mostrou aromas intensos e elegantes, percebendo-se notas de fruta vermelha madura, especiarias, café e chocolate amargo.
 
Em boca apresentou-se estruturado, bom corpo, taninos redondos e acidez correta. Final de boca seco e de boa persistência com a fruta e a especiaria aparecendo no retrogosto.
 
Para harmonizar Fernanda nos preparou tomates recheados.
 

O Rótulo
 
Vinho: Chateau du Barry Rouge
Tipo: Tinto
Castas: Merlot e Cabernet Franc
Safra: 2012
País: França
Região: Bordeaux
Produtor: Chateau du Barry
Graduação: 14%
Onde comprar: Wine in Pack
Preço médio: R$ 90,00
Temperatura de serviço: 16°
Premiações: Médaille D´Or Concours Général Agricole

2 comentários:

  1. Qual a pontuação do vinho Chateau du Barry Rouge

    ResponderExcluir
  2. Oi Ewerton, só uma correção. Eu entrei em contato com o Chateau Roc de Baoudun, que consta como produtor do vinho. Eles me informaram que o Chateau du Barry é o equivalente ao Cuvee Tradicion que eles vendem no site (a 6,00 euros). Então ele é 70/30 Merlot/Cab Franc, e não tem passagem por carvalho.

    Respondendo ao JBMNG, pra quem gosta de pontuação, a Wine Enthusiast deu 87 e classificou como Best Buy. Pra quem é do RS ou SP, no supermercado Bourbon esse vinho sai por ~35,00. Tomei uma vez sem fazer nota, mas acho um baita C/B pra quem quer uma noção de como é um Bordeaux baseado em Merlot ;-)

    No mais, parabéns pelo blog.
    Abraço

    ResponderExcluir