sábado, 6 de dezembro de 2014

Um tour pelos Andes chilenos com o Terroir Lacomex

Clube das Cartas de Vinho, um inovador e pioneiro clube lançado recentemente pela importadora e distribuidora de vinhos e bebidas Lacomex (relembre), no qual, mensalmente, os associados recebem vinhos de famosas regiões vitivinícolas.

A seleção dos vinhos começa com o trabalho do Cartógrafo de Vinhos, papel desempenhado pelo Sommelier Marco Antônio de Freitas que viaja pelo mundo em busca de rótulos que comporão as cartas de vinhos de inúmeros restaurantes. Com a aprovação dos vinhos pelos clientes, chefs e sommeliers, ele os seleciona para compor as seleções mensais do Clube Lacomex.
 
Os clientes podem optar por uma das três opções de club: Terroir Lacomex, Vintage Lacomex e Dia a Dia Lacomex. Entre as vantagens do assinante estão: levar os vinhos para os restaurantes conveniados sem pagar taxa de rolha, um brinde exclusivo a cada seleção e compra de packs de vinhos com descontos especiais na compra através do aplicativo para smartphones e tablets.
 
A cada mês os assinantes fazem um tour por diferentes regiões produtoras do mundo. Em novembro o passeio foi pelos Andes e recebi em casa, para avaliar, a seleção Terroir Lacomex com os vinhos chilenos Cousiño Macul Don Luis Merlot 2012 e Cousiño Macul Antiguas Reservas Cabernet Sauvignon DO 2011.
 
A Cousiño Macul foi  fundada em 1856 e é a única dentre as fundadas no século XIX e permanece nas mãos da mesma família. A região onde está situada a vinícola cultiva uvas desde 1564, quando o Rei Espanhol transferiu a propriedade para o conquistador Juan Jufré.
 
Os rótulos Don Luis fazem parte da linha de entrada da vinícola, que é composta por vinhos versáteis e ideais para acompanhar pratos simples no dia a dia e é bem o que percebemos no Don Luis Merlot 2012: um vinho com aromas de frutas, corpo médio e final de boca curto e com notas adocicadas. Eu e Fernanda bebemos como aperitivo, mas cairia bem com tira gostos ou uma pizza.
 
Já a linha Antiguas Reservas é considerada um emblema da Cousiño e região, presente no portfólio da vinícola há mais de 80 anos. As diferenças são perceptíveis já nos aromas, onde mostrou intensidade e complexidade, com a fruta negra aparecendo na companhia de notas herbáceas, de pimenta do reino, café e notas de tostado provenientes da maturação por 12 meses em barricas de carvalho francês. Em boca mostrou-se encorpado, acidez mediana e taninos firmes, daqueles que secam a boca e pedem um bom pedaço de carne. Final de boca seco, de boa intensidade e com a fruta e o tostado aparecendo no retrogosto.
 
 
Nota:
 
Estas garrafas foram enviadas pela Lacomex para avaliação. Os dois vinhos juntamente com um brinde e demais vantagens do Clube Terroir Lacomex saem por R$ 100,00 para os assinantes.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário